Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Evento vai reunir apicultores do Norte de Minas

DIA DE CAMPO ATEG
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
22/09/2021 . SENAR

Troca de conhecimentos, palestras com especialistas e as novidades da cadeia produtiva do mel fazem parte da programação do Dia de Campo da Apicultura, que acontecerá no próximo 24 de setembro, na cidade de Japonvar. Promovido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, e seguindo todas as normas de combate à covid-19, o evento vai reunir apicultores de diversas cidades do Norte de Minas, região que tem se destacado na apicultura no estado. 

“Tivemos a orientação de fazer dois grandes eventos dos grupos de ATeG na região. A apicultura foi escolhida por sua capilaridade e pelo crescimento desta cadeia produtiva em todo o Norte de Minas. Será um momento muito importante para os apicultores terem acesso aos temas em debate e poderem vislumbrar cada vez mais a melhoria da comercialização dos seus produtos. Essa presença de apicultores das diversas cidades do Norte de Minas é fundamental, não só pela troca de experiências exitosas, mas também para melhorar e fortalecer ações em grupo”, analisou o gerente regional do Sistema FAEMG em Montes Claros, Dirceu Martins.

Serão sete palestras ao longo do evento, passando por vários temas que impactam diretamente na melhoria da produção dos apiários e manejo das abelhas, como Boas Práticas no Processamento de Mel, Rastreabilidade do Mel, Alimentação das Abelhas, Produção de Rainha, entre outros. 

Além dos técnicos do ATeG, instrutores do Sistema FAEMG e demais entidades ligadas a cadeia produtiva, o Dia de Campo contará com a presença do consultor do Escritório Estadual do Projeto Agro.BR, Ricardo Abreu, que vai abordar as oportunidades para exportação dos produtos apícolas.

Cadeia produtiva em crescimento 

O Norte de Minas tem virado referência na produção de diversos tipos de méis. Várias entidades parceiras apostam no crescimento do setor, entre eles o Sistema FAEMG, que sempre teve um olhar especial para a cadeia produtiva na região, como aponta Dirceu Martins. 

“Há vários anos a gente apoia os apicultores com cursos e treinamentos, e, nos últimos dois anos, a Assistência Técnica e Gerencial tem sido um diferencial no trabalho, melhorando a qualidade de vida, melhorando a geração de emprego e renda e também a eficiência no modelo produtivo. E este Dia de Campo demonstra a nossa preocupação com a cadeia da apicultura”.

A programação do evento terá início às 9h, com café de recepção aos participantes. O circuito contará também com exposição de produtos e parceiros. A Prefeitura de Japonvar e o Sindicato Rural de Brasília de Minas são parceiros na realização do Dia de Campo da Apicultura, que acontecerá no Apiário de Hélio Almeida Cordeiro, na comunidade rural de Cabeceira do Mangaí.