Com foco na difusão de conhecimento técnico e boas práticas na produção cafeeira, o município de Baependi, no Sul de Minas, recebeu “O Dia de Campo ATeG Cafeicultura”. O evento, realizado no Sítio São Cristóvão, reuniu cerca de 200 pessoas e contou com a participação de especialistas de empresas do setor agropecuário que debateram temas como irrigação, adubação, crédito rural, comercialização, saúde e segurança no trabalho, específicos para a cultura do café.
Para o presidente do Sindicado de Produtores Rurais de Baependi, Sirlei Silvério, o evento foi importante, pois permitiu a integração e troca de ideias entre os cafeicultores da região.
“Somos uma região pequena, com particularidades de clima, manejo e topografia, então essa troca foi muito rica. A parte sobre irrigação foi espetacular, veio ao encontro de um problema sério da nossa região, que são os veranicos, e enxergamos a irrigação como uma solução viável”, afirmou.
Ele também destacou a evolução da cafeicultura no município: “Saímos de 30 para mais de 150 produtores em sete anos. Já estamos na terceira turma do ATeG Café e tenho uma quarta já mobilizada. Lá atrás, muitos abandonaram o café por causa dos custos e da dificuldade com mão de obra, mas conseguimos recuperar a produção graças ao ATeG. A qualidade da nossa bebida melhorou muito, e o nosso terroir começou a produzir cafés especiais. Todo dia recebemos notícias de produtores de outras cadeias, como a do leite, que estão migrando para a cafeicultura. Também firmamos parcerias com instituições financeiras, o que facilitou o acesso ao crédito e à compra de fertilizantes”, celebrou.
Realizadores
O evento é uma realização do Sistema Faemg Senar e do Sindicato Rural de Baependi, com patrocínio ouro do Sicoob Credivar. Conta ainda com a parceria de diversas instituições e empresas ligadas ao agronegócio, como Café Seival, COOPERVAS, FertiQuímica, AgroFert, IHARA, INOVACAFÉ/UFLA, Turismo Baependi, Aprovar e a Secretaria Municipal de Agricultura.
> Clique aqui e veja mais fotos do evento.