Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Começam as provas do 6º Cupping em Manhuaçu

CUPPING ATEG CAFÉ+FORTE
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
27/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

A região das Matas de Minas tem se destacado no Cupping ATeG Café+Forte promovido pelo Sistema Faemg, que em 2022 chega à sua sexta edição. Este ano, o concurso recebeu mais de 1600 amostras de produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte em todo o estado.

A primeira etapa do concurso está acontecendo em quatro municípios, entre eles, Manhuaçu, reconhecido pela grande produção e comercialização de café em Minas Gerais. Na cidade, o Cupping está sendo realizado no Centro Universitário UNIFACIG e começou com o recebimento das amostras. As etapas seguintes foram codificação, classificação e torra, e, na última semana, iniciou-se a etapa de degustação, que pontua e seleciona os melhores cafés.

Gustavo, Paulo César, Leandro e Miryan: especialistas contaram com o apoio de voluntários e estagiários também

As provas estão sendo feitas pelos profissionais especializados Miryan Pires, Gustavo Lopes, Paulo César Junqueira e Leandro Barbosa. As ações que antecederam a degustação contaram com o auxílio dos voluntários e estagiários Eric Lopes, Adriana Renata de Souza, Samuel Amâncio, Dulcinéia Prado, Emanuel Moura, Wagner Henrique e Davi Ventura.

O gerente do Sistema Faemg em Viçosa, Marcos Reis, está fazendo visitas constantes à cidade para conferir o andamento do Cupping. Ele, que também é Q-grader (profissional especializado na análise sensorial de cafés especiais), enfatizou que a expertise dos colegas provadores é essencial para o sucesso do concurso e uma excelente oportunidade para que os produtores recebam um laudo isento sobre seus cafés.

Daniel Prado, supervisor do ATeG Café+Forte na região, também acompanha os trabalhos de perto e comemora a participação dos produtores que enviaram mais de 600 amostras. “O número superou as nossas expectativas, foi um sucesso. Lembrando que o Cupping não é uma disputa sobre quem é o melhor, e sim um incentivo para que todos melhorem a qualidade. Essa proposta agrada aos cafeicultores e aos técnicos de campo”.

Marcos Reis (de verde, à direita), acompanhou os trabalhos dos especialistas em Manhuaçu

O Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu está organizando visitas dos cafeicultores que queiram conhecer o local de provas e o trabalho dos provadores.  Para o presidente da entidade, Antônio Teodoro Dutra, toda essa movimentação será um momento oportuno de mostrar o potencial de Manhuaçu para a cafeicultura. “Nos sentimos muito honrados por receber o Cupping em Manhuaçu pela primeira vez. Agradeço ao Sistema Faemg pela oportunidade”, disse.

A primeira etapa do 6º Cupping ATeG Café+Forte acontece até o dia 30/9. As amostras selecionadas participarão da última etapa, que será realizada em Boa Esperança nos dias 20 e 21 de outubro. Os vencedores de todo o estado serão conhecidos durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, de 16 a 18 de novembro.