Entre os destaques do projeto “Meu Café no Sistema Faemg Senar”, está a produção do Sítio Capão do Mulato, de Edilaine Maria da Silva Gomes Alves, em Gouveia. À frente da propriedade, Edilaine se dedica à cafeicultura investindo em qualidade e inovação. O empenho resultou em um café especial com características sensoriais de alta qualidade.
O aprimoramento técnico foi fundamental para o crescimento da produção. Edilaine participou do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, que trouxe avanços para o aprimoramento dos processos produtivos e a implementação de boas práticas agrícolas. “Tudo mudou com a ajuda do técnico. Não tínhamos experiência e, para melhorar o cuidado com a lavoura, o técnico foi muito importante", ressalta a produtora rural.
“Edilaine aliou o conhecimento técnico a dedicação, coragem e muito trabalho”, completa Flávio Antônio Alves, técnico de campo ao ATeG Café+Forte.
Reconhecida pelo solo fértil, a região de Gouvêia se destaca como um berço de cafés especiais, com altitude e clima ideiais para a produção de grãos de grande valor agregado.
A partir da experiência adquirida, Edilaine investiu na produção de cafés especiais e melhorou a gestão da propriedade. Com as orientações do ATeG, ela teve subsídio para tomar decisões estratégicas mais eficientes. “Observamos todos os detalhes, onde falhamos e onde precisamos melhorar. Isso fez toda a diferença”.
Atualmente, o Sítio Capão do Mulato conta com 20 mil pés de café plantados, produzindo uma média de 40 sacas de café arábica.