Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 17 de maio

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
17/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

 


COMISSÃO TÉCNICA DE CANA-DE-AÇÚCAR

Movimentação de mercado, tributação e programas de incentivo à produção de energias renováveis estiveram em pauta na tarde desta terça (17/5), na primeira reunião presencial da Comissão Técnica de Cana-de-açúcar do Sistema FAEMG.

“A produção de energia a custos competitivos e com baixo impacto no meio ambiente é um grande desafio. E para apoiar o setor produtivo, esta Comissão terá muitas frentes de trabalho. Quero destacar a importância do apoio que teremos do Sistema FAEMG para trabalharmos com muita eficiência e, de fato, promovermos ações de promoção e desenvolvimento para o setor”. – lembrou o presidente da CT de Cana-de-Açúcar, Márcio Guapo.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/comissao-tecnica-de-cana-de-acucar


VISITA DO SENAR DO PIAUÍ

 A expertise do SENAR MINAS na gestão de seus cursos e programas foi o tema da visita de uma equipe do SENAR Piauí esta semana. Os gestores da entidade piauiense passaram dois dias conhecendo detalhes dos processos para elaboração de cursos e compartilhando as experiências do Piauí na capacitação de produtores e trabalhadores rurais.

“É sempre uma satisfação receber a visita de outras federações e aprender com esses encontros. É motivador saber que o SENAR Nacional nos indicou, o que mostra que nosso trabalho é muito bom e serve de referência para todo o Brasil”, afirmou o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif. O vice-presidente de Finanças do Sistema FAEMG, Weber Bernardes, prestigiou a equipe do SENAR Piauí e ressaltou que esse tipo de intercâmbio é muito bom não só para quem vem, “mas também para nós, para conversar e aproveitar o que os outros estados têm de bom para aprendermos”, concluiu.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/senar/noticias/senar-do-piaui-troca-experiencias-com-o-senar-minas

 

SISTEMA FAEMG NA EXPO BARBACENA

A 53ª edição da Exposição Agropecuária de Barbacena aconteceu no último fim de semana e atraiu milhares de pessoas para o parque de exposições da cidade. Foram diversas atrações musicais, exposição de equinos, caprinos e bovinos, artesanato e venda de hortaliças produzidas na região. O Sistema FAEMG também esteve presente, com o apoio do Sindicato Rural de Barbacena, levando conhecimento e informação para o público presente.

Quer saber o resumão do que rolou no evento? Acesse: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/publico-aprova-acoes-do-sistema-faemg-na-expo-barbacena

 

AÇÕES PARA DESMATAMENTO ILEGAL EM MG
A convite do subsecretário de Fiscalização da Semad, Alexandre de Castro Leal, representantes do FAEMG se reuniram hoje, na Cidade Administrativa, para estreitar as tratativas para um possível piloto do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva da Agricultura (Fapa).

O programa terá como objetivo informar, instruir e sensibilizar os produtores rurais a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os à regularização ambiental. Por meio da integração entre poder público e entidades representativas do setor, o programa visa analisar as principais dificuldades e problemas ambientais regionais para o desenvolvimento conjunto de projetos, que incluem ações de mobilização, orientação e capacitação sobre práticas sustentáveis e legislação ambiental aliadas ao controle e fiscalização realizados pelo Estado.

“É de suma importância garantir que a fiscalização oriente em primeiro lugar, para que os processos sejam instruídos da maneira correta. Os produtores precisam primeiro entender os procedimentos necessários para regularização ambiental de suas atividades, e o diálogo é sempre o melhor caminho”. -  Mariana Ramos, gerente de Sustentabilidade

“Tratamos ainda de ações para cumprimento do compromisso de desmatamento ilegal zero em 2028 frente aos índices identificados pela Semad em levantamento recente”.  -  Ana Paula, assessora de Sustentabilidade
 


Imagem: Pixabay


REGULARIZAÇÃO DE USOS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Representantes do Sistema FAEMG estiveram com o diretor geral do IGAM, Marcelo Fonseca, para tratativas sobre estratégias de divulgação de informações a respeito de regularização de usos de águas subterrâneas. Na oportunidade, também foi reforçado para o diretor o alinhamento com o IDENE para uma reunião conjunta, na FAEMG, visando fortalecer a estratégia para permanência no semiárido dos 8 municípios mineiros que estão sendo retirados. Foi ainda tratada a situação já oficiada pela FAEMG, a respeito de dispositivo em normativa de baixo impacto que inviabiliza uma das metodologias do Senar Minas de recuperação de nascentes, no âmbito do Programa Nosso Ambiente.

"Definimos alguns encaminhamentos para o IGAM e para a FAEMG, de modo a fortalecermos a atuação preventiva, como esperado pela diretoria. Esse alinhamento estreito com o IGAM nos auxiliará no alcance aos produtores rurais de forma mais assertiva e dentro dos prazos, além de mantermos um canal aberto para as tratativas necessárias, como o caso da normativa de baixo impacto, e dos 8 municípios retirados do semiárido, ambos casos de necessário apoio do IGAM para solução". - Ana Paula, assessora de Sustentabilidade

"O trabalho que temos feito junto aos Sindicatos para levantamento de demandas tem favorecido o entendimento do órgão sobre a necessidade de melhorias para a prestação dos serviços na ponta. E, como retorno, o IGAM nos auxiliará na difusão de informações práticas para a regularização do uso da água pelos produtores rurais"  - Mariana Ramos, gerente de Sustentabilidade


 

 

CÂMARA TÉCNICA SETORIAL DE BOVINOCULTURA DE LEITE

A 27ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica Setorial de Bovinocultura de Leite, realizada hoje, teve como principais temas discutidos: o Projeto de Lei 2032 / 2020 em tramitação na ALMG, a Campanha de Marketing da Cadeia Produtiva do Leite, produzida pelo Sistema FAEMG e o evento especial da Megaleite 2022, em 16 de junho.
“É muito importante o alinhamento das instituições OCEMG, Silemg e Sistema FAEMG visando o desenvolvimento da cadeia leiteira de Minas Grais, como visto na defesa do PL 2032 / 2020. Essa integração também favorece as divulgações importantes que faremos até a Megaleite 2022. Essa reunião teve como encaminhamento a elaboração de um novo Plano Setorial dessa Câmara” - Alexandre Gonzaga, analista de agronegócios do Sistema FAEMG/SENAR/INAES

 

PORTAL VAGAS DO AGRO

O Sistema FAEMG lançou o Portal Vagas do Agro. O objetivo é divulgar oportunidades de trabalho ou estágio relacionadas ao agronegócio e ser um banco de currículos de profissionais e estudantes que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, além de facilitar a conexão entre profissionais do agro e recrutadores. Conheça o Vagas do Agro! Acesse www.vagasdoagro.org.br, pelo computador ou celular.

Assista ao vídeo:

Saiba mais - http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/esta-no-ar-o-portal-vagas-do-agro
 

SAIBA MAIS

Áreas sob alerta de onda de frio - https://alertas2.inmet.gov.br/38965

Áreas com risco de geada - http://sisdagro.inmet.gov.br/sisdagro/app/previsao/geada

Orientações para monitoramento e mitigação nas lavouras - http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/geada-informacoes-de-mitigacao

 

SALVE A DATA! 

O Projeto SuperAção Brumadinho está prestes a completar dois anos de muito trabalho e de muita satisfação com os resultados - anote na agenda: você é nosso convidado para celebrar isso em 11 de junho!