Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 11 de maio

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
11/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

 

EXPÔ CURVELO

Integrantes das assessorias do Sistema FAEMG saíram de Belo Horizonte para fazer atendimentos em Curvelo com o Projeto Sistema FAEMG Itinerante (veja aqui), nesta quarta-feira (11). Ao longo do dia, colaboradores e gestores fizeram atendimentos, tirando dúvidas e orientando os produtores rurais sobre temas que impactam as atividades no campo.


O superintendente do SENAR MINAS fez palestra dentro da Caravana dos Produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Com o tema “Equilíbrio na Gestão de custos nas propriedades rurais”, ele destacou como a gestão é a maior aliada do produtor em qualquer momento.

O Sistema FAEMG oferece uma extensa programação, com cursos e outras ações.Nesta quinta-feira (12), haverá o Encontro Regional dos Técnicos e Campo e Supervisores do ATeG, cursos e visita do mascote do Programa Semeando, o Torrãozinho, e de alunos das escolas rurais ao estande do Sistema FAEMG. A Cafeteira e Empório do Sistema FAEMG funciona das 8h às 17h.

Veja a programação completa: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sistema-faemg-na-expo-curvelo


COMISSÃO TÉCNICA DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE QUER PROXIMIDADE COM PRODUTOR

Ontem foi realizada a primeira reunião presencial da Comissão Técnica de Cachaça de Alambique do Sistema FAEMG, com a participação dos novos membros. O objetivo foi ponderar e discutir sobre os assuntos específicos da cadeia da cachaça de alambique.

“Queremos estar perto e resolvendo de alguma maneira os problemas para dar um retorno para essas pessoas que esperam de nós um trabalho proativo. Discutimos pontos como a formação de um curso de qualificação de responsável técnico na produção e um curso de boas práticas da cachaça. Além disso, abordamos uma questão de Meio Ambiente, que diz respeito à produção de álcool combustível, sanitizante e refrigerante (subproduto da produção da cachaça) para tentarmos a possibilidade, junto à Secretaria de Meio Ambiente, de desburocratizar e facilitar o licenciamento para que que o produtor da cachaça ao invés de perder o restolho consiga fazer outros produtos. Outra pauta positiva tratada na reunião será buscar que os governantes atuais e os candidatos possam traçar políticas públicas voltadas para o setor de agronegócio da cachaça para incluir o produto nas suas pautas e nos projetos.”
Roger Sejas, presidente da Comissão Técnica de Cachaça de Alambique do Sistema FAEMG


Leia mais aqui: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/primeira-reuniao-da-ct-cachaca-de-alambique 

 

ALTERNATIVAS DE ABASTECIMENTO DE FERTILIZANTES
Em parceria com o Ministério das Minas e Energia, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, trouxe profissionais de renome na esfera nacional, para esclarecer os convidados sobre o abastecimento de fertilizantes e as potencialidades de Minas Gerais na disponibilização de Potássio e Fósforo.  O evento denominado “Alternativas de abastecimento de fertilizantes para Minas Gerais e para o Brasil” aconteceu hoje e contou com ilustres presenças, dentre elas, do ex-ministro Alisson Paulinelli.
“É de suma importância a redução da dependência brasileira dos fertilizantes do exterior. Medidas de curto, médio e longo prazo devem ser tomadas integrando o setor público e privado em prol do Brasil”. - Caio Coimbra, gerente de Agronegócios do Sistema FAEMG


 

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL AMEAÇADA
Representantes do Sistema FAEMG estiveram hoje na ALMG, em audiência pública, para debater a Resolução Conjunta Semad/IEF nº 3102, de 26 de outubro de 2021, para buscar caminhos para uma produção sustentável no Estado. A atual resolução inviabiliza a produção agropecuária, aumentando a burocracia, os prazos e os custos dos processos, de forma incompatível com a sustentabilidade da produção agrícola e da pecuária em Minas Gerais. 
“Foi possível debater exaustivamente com o governo e as demais entidades em favor do produtor rural e da sociedade como um todo. Estivemos presentes em todos os momentos, colocando as ideias e posições debatidas com os nossos técnicos para, depois, serem levadas ao governador, Romeu Zema. Acredito em um desfecho positivo para o produtor rural e para a sociedade. O produtor precisa que esta resolução seja revogada para continuar produzindo e preservando o meio ambiente.” - Weber Bernardes, vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG


 

SISTEMA FAEMG NA LUTA PELO PRODUTOR 
O analista de Sustentabilidade do Sistema FAEMG, Henrique Damasio, participou do workshop “Pagamento por serviços ambientais – A proposição de uma Política Estadual em Minas Gerais” onde foi debatido a proposta de Projeto de Lei que instituirá a Política Estadual de Serviços Ambientais. Na oportunidade, também foi reafirmada a necessidade do produtor rural ser remunerado, de forma adequada, pelos serviços ambientais que são prestados para a sociedade.


“O Sistema FAEMG, por intermédio da Gerência de Sustentabilidade, tem experiência na implantação destes projetos e pode contribuir para que a política estadual seja elaborada em consonância com os anseios dos produtores. A exemplo, trazer para a futura Lei a possibilidade de conversão de multa ambiental em obrigação de prestação de serviço ambiental pelos produtores. Vamos continuar acompanhando a construção da política e sua futura regulamentação.” - Henrique Damasio, analista de Sustentabilidade

 

PROGRAMA PRAVALER RETOMA ATIVIDADES EM MINAS GERAIS 
O Sistema FAEMG sedia durante toda essa quarta-feira (11) uma oficina do Grupo de Trabalho do Projeto de Regularização Ambiental Produtiva (PRAVALER) para retomada dos trabalhos iniciados em 2019. O encontro também apresentou os avanços do CAR e PRA em Minas Gerais e elaborou o plano de ação para implementação do projeto piloto do PRAVALER no estado.
Participaram da 2ª Oficina para Planejamento do Projeto Piloto de Regularização Ambiental Produtiva representantes da CNA, Embrapa, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sistema Florestal Brasileiro (SFB) e das gerências de Sustentabilidade e de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG. As atividades vão iniciar na bacia do Rio Tejuco, no Triângulo Mineiro, onde a entidade já atua com a assistência técnica e gerencial do Projeto FIP Paisagens Rurais.

Leia mais: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/programa-pravaler-retoma-atividades-em-minas-gerais

Assista ao vídeo:

 

COMISSÃO NACIONAL DE EMPREENDEDORES FAMILIARES RURAIS DA CNA
Ocorreu nesta manhã, reunião da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA. Representaram o Sistema FAEMG a assessora econômica, Aline Veloso, e a assistente técnica, Sabrina Magalhães. No encontro virtual foram discutidos os mecanismos de Seguro Rural, ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais para 2022, capacitação para o Programa Terra Brasil e a implantação do sistema do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

“A capacitação sobre o PCNF-Terra Brasil é uma ação importante do Sistema para difusão da política pública do MAPA e da existência do crédito para que os produtores adquiram terras. Ao longo dos últimos anos o trabalho conjunto foi fundamental para garantir a medida para nossa base. Outro ponto de pauta abordado foi a implementação do CAF. Pedimos a dilatação do prazo, dado que é preciso definição de diretrizes para a rede de cadastramento e de controle e, em especial, de operacionalização do sistema vigente, de emissão da DAP. Atualmente, a emissão da DAP está enfrentando instabilidade, temos notificado a CNA sobre isso, buscando ajustamento com o MAPA.  É preciso de melhorias no sistema vigente, garantir acesso do produtor ao documento, orientações e respostas." - Aline Veloso, assessora econômica do Sistema FAEMG



 

SÉRIE ESPECIAL SOBRE CAFÉ

Nesta quarta-feira (11), o Sistema FAEMG divulgou o quarto e último episódio da série especial. Para assistir o episódio “Café e Meio Ambiente”, acesse abaixo:

Foram quatro vídeos contando a história de quem planta, colhe e produz aquele cafezinho que chega às nossas mesas! Informações que segundo a analista de Agronegócios do Sistema FAEMG, Ana Carolina Gomes, mostram o valor do produtor. ”A cafeicultura tem uma importância econômica, social e ambiental para Minas, para o Brasil e para o mundo.  É uma fonte de geração de renda e de emprego. Além da questão do consumo, já que as pessoas estão habituadas a tomar um cafezinho pela manhã. E trazer toda a cadeia produtiva, suas etapas, como o café sai da planta e chega à mesa dos consumidores, é fundamental para dar destaque e mostrar a importância do principal agente fornecedor que é o produtor rural, o cafeicultor, que dia após dia enfrenta chuva, sol, geada, seca, mas sempre coloca na nossa mesa, o valoroso cafezinho. Por isso, é muito importante que nós, do Sistema FAEMG, possamos mostrar um pouco da história e da trajetória do café até chegar à mesa dos consumidores”, comenta. 

Para assistir os quatro episódios da série sobre o café, basta acessar a nossa playlist no Youtube. Veja clicando aqui


PODCAST VOZES DO AGRO
O Sistema FAEMG tem atuado em favor dos produtores rurais impactados com rompimento da barragem da Vale em Brumadinho com o Projeto SuperAção Brumadinho, iniciativa de sucesso que devolveu a produtividade e a dignidade a quem depende do campo para se manter. O projeto completa agora dois anos e tem muita história para contar.

Por isso mesmo, nesta edição, Sandra Souza, assistente administrativa na Gerência de Assistência Técnica e Gerencial, conversa com Wender Guedes Borges, analista técnico e coordenador do SuperAção Brumadinho, para você conhecer o projeto e entender como as ações promoveram a transformação na região.

Ouça aqui: https://linktr.ee/podcastvozesdoagro


 

LIVE MULHERES DO AGRO CNA É AGORA! ACESSE ABAIXO: