Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 10 de maio

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
10/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

 

 

O protagonismo dos jovens na digitalização do campo

A transformação digital tem relação direta com as habilidades dos jovens produtores com as novas tecnologias. Em Minas Gerais, o Sistema FAEMG impactou 2.000 jovens de 2020 a 2022, por meio de programas voltados para a juventude rural.

Saiba mais:  http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/jovens-na-digitalizacao-no-campo


Expô Curvelo

A Expô Curvelo começou nessa segunda-feira (9) e segue até 15 de maio, no Parque de Exposições. O Sistema FAEMG oferece uma extensa programação, com cursos e outras ações. Nesta quarta-feira (11), haverá o Sistema FAEMG Itinerante.

“É um programa em que todas as assessorias se deslocam para o interior e passam o dia todo fazendo o atendimento individualizado em todas as áreas. Estaremos em Curvelo para orientar o produtor e tirar as suas dúvidas para ele superar qualquer dificuldade”, explicou o assessor jurídico do Sistema FAEMG, Francisco Simões.

O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, também vai ministrar a palestra “Gestão a sua maior aliada em qualquer momento”, às 14h30.

Veja aqui a programação completa: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sistema-faemg-na-expo-curvelo

 

Projeto SENAR/FAEMG+: cursos on-line, empregos e legislação ambiental nas lives do dia

O Projeto SENAR/FAEMG+ reuniu mais representantes de Sindicatos de Produtores Rurais na manhã e na tarde desta terça-feira (10) na apresentação on-line de mais dois produtos e de informações sobre legislação ambiental. Mais de 80 pessoas, no total, acompanharam as duas lives, incluindo equipes dos Escritórios Regionais e gerências do Sistema FAEMG.

Na parte da manhã, os participantes souberam mais sobre mobilização de treinamentos, palestras e seminários na modalidade remota e sobre o Portal Vagas do Agro, lançamento do Sistema FAEMG para fomentar o encontro entre profissionais e oportunidades de trabalho no agronegócio. À tarde, o tema foi Cadastro e Registro de Atividades Ligadas à Flora. Para quem perdeu essa oportunidade, ainda haverá outras duas lives, em 17 e 23 de maio - veja no final do Diário como participar!

Saiba mais: http://www.sistemafaemg.org.br/senar/noticias/cursos-on-line-empregos-e-legislacao-ambiental-nas-lives-do-dia
 


Faemg e Idene buscam fortalecer o semiárido
O presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, recebeu ontem (9/5) o diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, para discutirem a proposta do governo federal de retirar oito municípios do Vale do Jequitinhonha da região do semiárido brasileiro, desde a Resolução 150/2021 que propõe nova delimitação do semiárido.


Antônio de Salvo manifestou a disposição da entidade em caminhar com o Governo de Minas, especialmente com o Idene, na defesa da permanência dos municípios de Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Jacinto, Bandeira, Jordânia, Mata Verde e Felisburgo na região do semiárido brasileiro.


“Nesta reunião, analisamos as ações realizadas até o momento, os critérios técnicos que precisam ser comprovados e a articulação para levantamento de dados. E vamos trabalhar, junto ao IDENE e outros órgãos do estado, como IGAM, para construção de material complementar em defesa da permanência dos municípios mineiros na ‘lista do semiárido’. O novo prazo para envio de argumentos técnicos é em 1º de agosto de 2022, conforme a Res. 155 CONDEL/SUDENE. O objetivo será garantir a manutenção da execução de políticas públicas, como possibilidade de crédito federal subsidiado e programas sociais destinados aos municípios da ‘lista do semiárido’ e a população das cidades, especialmente os produtores rurais.” - Aline Veloso, assessora econômica do Sistema FAEMG


Link de leia mais para matéria abaixo: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/faemg-e-idene-buscam-fortalecer-o-semiarido
 



PL 2032/20 - Sem aumento de imposto para o produtor rural mineiro

O Sistema FAEMG, a Ocemg e o Silemg estiveram nesta terça (10/5), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), junto aos deputados, para prestar esclarecimentos sobre o PL 2032/21, de autoria do Deputado Antônio Carlos Arantes, que tem por fim preservar a política de incentivo à produção e industrialização do leite em Minas Gerais, evitando-se a transferência interestadual a estabelecimentos do mesmo titular industrial (ADC 49/STF).

Em nota de esclarecimento conjunta, as entidades pontuaram que o projeto visa prestigiar a cadeia da produção de leite no estado, mantendo a política pública, vigente desde 2002, de incentivo à produção e de industrialização do leite em Minas Gerais, que concede à indústria o crédito de 12% de ICMS e acresce do preço pago ao produtor em 2,5% (Lei 14.131/01).

Clique aqui e veja a nota de esclarecimento ao produtor

“Sem a proposta legislativa contida no PL, o Estado de Minas Gerais perde tributariamente e a política pública de incentivo à cadeia (12% de crédito presumido de ICMS à indústria e acréscimo de 2,5% ao valor do litro de leite ao produtor) corre o risco de acabar. Estivemos na Assembleia para esclarecer e para resguardar o produtor rural de qualquer ônus financeiro com a proposta.” - Weber Bernardes, vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG


“É preciso o esclarecimento, aos presidentes de Sindicatos e aos produtores rurais, para que não se deixem levar por informações que não correspondem à verdade. Na sequência à reunião na ALMG, fizemos uma live para esclarecimento e orientações. Faremos outras; tantas quanto forem necessárias para o esclarecimento do produtor rural”. - Francisco Simões, gerente jurídico do Sistema FAEMG

 

Curso gratuito para Sindicatos
Inscrições abertas para o curso de “Cadastro e registro de atividades ligadas à flora”. Para confirmar presença, envie um e-mail para: pedagogia@senarminas.org.br