Compartilhe

Jovens na digitalização no campo

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR ASCOM
09/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES, FAEMG

 

A transformação digital no campo tem relação direta com o grau de instrução e com as habilidades dos jovens produtores, de 25 a 44 anos, com as novas tecnologias. É o que concluiu a pesquisa liderada pela empresa CropLife Brasil em parceria com a consultoria EY. Ainda segundo o estudo, a maioria dos produtores rurais afirma que os filhos têm interesse em permanecer no campo, dando continuidade à atividade. Também segundo a pesquisa, o SENAR está entre os principais agentes de disseminação de conhecimento no meio rural, contribuindo para o avanço da aplicação de novas tecnologias. A pesquisa ainda destaca a possibilidade de aplicação prática de outros métodos complementares, como gamificação, tutoriais e podcasts.

Em Minas Gerais, de 2020 a 2022, o Sistema FAEMG impactou cerca de 2 mil jovens por meio dos programas Sucessão no Campo, Aprendizagem Rural, Jovem no Campo, Formação por Competência, Campo Inteligente e NovoAgro 4.0. Essas ações contribuem para o desenvolvimento profissional de jovens, qualificando produtores e trabalhadores para os novos desafios do campo.

Programa Jovem no Campo em São Sebastião do Paraíso

“Este processo de digitalização do meio rural veio para ficar. O Sistema FAEMG está acompanhando esse processo e não mede esforços para oferecer qualificação profissional de qualidade no formato presencial, híbrido ou totalmente digital, de forma imersiva, com uso de tecnologias de ponta. Essa qualificação é essencial para a sucessão rural e a formação profissional.” - Christiano Nascif - superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR MINAS)

“Precisamos promover condições para que o produtor consiga se conectar e incorporar novas soluções tecnológicas no ciclo produtivo. A geração de novas conexões do meio rural com startups é uma das nossas frentes de trabalho. O Sistema FAEMG é, hoje, um agente facilitador para impulsionar a transformação digital do agronegócio mineiro.” - Silvana Novais - superintendente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES)

Em Cabo Verde, filha única se prepara para a sucessão: o instrutor Elcio Borges, com Carlos Henrique, a filha Ana Cláudia e a mãe, Dinalti dos Reis

“A transformação digital junto com a inovação no campo é uma necessidade. Não ter auxílio de tecnologia para as tarefas nas propriedades é como pilotar um avião sem painel de bordo: não sabemos o que está dando certo ou o que precisa ser ajustado. Acredito que um dos desafios de nós produtores rurais, seja a produção sustentável com auxílio de soluções tecnológicas, uma alternativa que utilizo e que está me ajudando a alcançar esse objetivo é um software de gestão e rastreabilidade da minha produção de café” - Iago Junqueira - produtor de café em Três Pontas, Minas Gerais

Conheça programas do Sistema FAEMG voltados para a juventude rural:

Sucessão no Campo

Estimula a sucessão e preserva a continuidade dos negócios familiares no campo. A metodologia e o desenvolvimento dos conteúdos técnicos incluem aulas expositivas e consultoria nas propriedades rurais.

Aprendizagem Rural

Voltado para jovens de 14 anos completos a 24 anos incompletos, regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio e que tenham vínculo empregatício, caracterizado pelo contrato de aprendizagem. Pessoas com necessidades especiais também podem participar.

Programa de Aprendizagem Rural Motivacional na administração de empresas agrossilvipastoris

Jovem no Campo

Contribui para a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades do negócio. Voltado para jovens entre 15 anos completos até 24 anos, que já tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou no EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), além de ter vínculo e afinidade com o meio rural.

Formação por Competência

Focado na capacitação de um profissional diferenciado, multifuncional, sendo capaz de interagir em situações novas e em constante mutação. Desenvolvido em módulos e com certificados independentes.

Jovens finalizam programa Formação por Competência em São João Evangelista

Campo Inteligente

A iniciativa visa ao desenvolvimento de habilidades de informática e tecnologias embarcadas nas máquinas e equipamentos agropecuários para jovens de 15 a 30 anos. Dividido em duas fases, sendo a primeira com a alfabetização digital, com o básico da informática. Em seguida, o participante aprofunda o conhecimento em programação. Depois, o aprendizado se volta para o agronegócio para que eles saibam aplicar as tecnologias digitais nas fazendas.

Turma piloto do programa Campo Inteligente avança em Paracatu

NovoAgro 4.0

É composto por um conjunto de iniciativas do Sistema FAEMG para aproximar e fomentar o ecossistema de inovação reunido nas startups e universidades, visando a geração de tecnologias aplicadas que promovam o desenvolvimento do agronegócio.


Para ver o portfólio completo dos cursos e programas do Sistema FAEMG, acesse sistemafaemg.org.br ou acompanhe as mídias sociais @sistemafaemg.