A criação de novas restrições que podem prejudicar o desenvolvimento sustentável de Pedro Leopoldo e região foi tema de reunião realizada ontem (19/7), na sede do Instituto Estadual de Florestas (IEF), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Participaram do encontro o superintendente de Relações Institucionais do Sistema FAEMG, Altino Rodrigues, a assessora de Sustentabilidade, Ana Paula Mello, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedro Leopoldo, Marcelo de Paula Pereira, assessores do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Lins, e o diretor de Unidades de Conservação, Breno Lasmar.
Segundo Altino Rodrigues, o Sistema FAEMG apoia as tratativas e se coloca à disposição para construir soluções conjuntas em benefício da localidade. A assessora de Sustentabilidade, Ana Paula Mello, explica que Pedro Leopoldo tem um fator impulsionador do desenvolvimento, com a proximidade do aeroporto internacional e da capital mineira. “Ao mesmo tempo, a região guarda fragilidades que são o motivo dos inúmeros níveis de proteção e restrição impostas a ela, e que a meu ver, dispensam acréscimos", explica.
Combate a incêndios
Também foram abordadas ações voltadas à prevenção de incêndios. O Sistema FAEMG atua de forma contínua nessa causa e formou mais de cinco mil brigadistas nos últimos três anos. Foram propostas algumas ações conjuntas e um workshop na sede da Federação, com a presença do IEF e do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedro Leopoldo, que é considerado exemplo na matéria.
“A reunião foi muito produtiva para que o Sindicato de Pedro Leopoldo tenha acesso a diretrizes que possam contribuir para resolver os problemas discutidos, tanto no que se refere à limitação do desenvolvimento sustentável de Pedro Leopoldo, quanto para ajudar a disseminar a causa relevante do combate a incêndios nas propriedades rurais de todo o estado”, concluiu Marcelo de Paula Pereira.