Compartilhe


GQC ajuda fruticultores a aprimorarem empreendimentos

DESENVOLVIMENTO
ESCRITO POR CARLA ARANTES, DE JUIZ DE FORA
28/06/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Produtores de morango de Alfredo Vasconcelos finalizaram o Programa Gestão com Qualidade em Campo, realizado pelo Sistema Faemg Senar, por meio do Sindicato Rural de Barbacena, em parceria com o Sicoob Credivertentes. A festa de encerramento, na sexta-feira (27/6), marcou o início de uma nova fase para 20 fruticultores. E quem começou a aplicar o que aprendeu já vê resultados.

É o caso da família de Adilson Nazaré da Silva: o sítio Grota do Linho agora tem um Plano de Gestão de Qualidade com missão, objetivos e metas bem definidos. A propriedade de 1,2 hectare produz 150 mil quilos de morangos por ano e a receita bruta anual ultrapassa R$1 milhão. “Com a parceria com o Sicoob e o Senar, obtivemos conhecimento e conseguimos recursos para investir na propriedade, inclusive com o desenvolvimento de uma estufa automatizada criada pelo meu próprio pai”, diz Iasmin Imaculada Ribeiro e Silva, filha de Adilson.

Durante três meses, os produtores de dez sítios da região aprenderam ferramentas de gestão para aprimorar não apenas a qualidade do produto, mas todo o processo, desde a escolha dos insumos até a embalagem. “Às vezes, a pessoa tem um excelente produto, mas não consegue fazer a empresa crescer por erro de estratégia. Nosso trabalho, que conta com aulas teóricas e consultorias presenciais nas propriedades, tem o objetivo de identificar essas fragilidades e levar conhecimento para a melhoria da produção e, consequentemente, da qualidade de vida dos produtores”, explica o instrutor José Geraldo Machado, que é administrador de empresas com MBA em Agronegócios e também é produtor rural.

No encerramento do programa, Adilson e Iasmin apresentaram resultados do Sítio Grota do Linho

Parceria de quase 20 anos

Foi em 2006 que o Sistema Faemg Senar e o Sicoob Credivertentes se uniram para oferecer mais conhecimento e formação para os produtores rurais. Esta foi a 18ª turma do Programa de Gestão com Qualidade em Campo, um projeto idealizado pelo presidente da cooperativa de crédito, João Pinto de Oliveira, que é professor de formação e acredita na Educação como importante ferramenta de mobilização social. “O GQC é nossa menina dos olhos. A gente faz isso porque acredita na profissionalização do cooperado. É um jogo de ganha/ganha”, diz a diretora executiva administrativa do Sicoob Credivertentes, Adriana Martins.