Na manhã desta terça-feira (12/8), a presidência, assim como a diretoria e integrantes de 21 Sindicatos dos Produtores Rurais, deram continuidade à série de encontros iniciada no dia 5/8 para tratar do fortalecimento e a importância da união do agro em Minas. Com o objetivo de estreitar ainda mais os vínculos entre a capital e as cidades do interior de Minas, a sequência vai contar com mais três encontros durante o mês.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, abriu o encontro falando sobre a importância das conexões, da aproximação dos sindicatos com a Federação de forma online e que estreitar as relações e fazer uso das ferramentas de forma mais efetiva beneficia a todos e gera ainda mais a sensação de pertencimento.
Participaram por videoconferência presidentes e representantes dos sindicatos, que tiveram a oportunidade de discutir e entender melhor sobre algumas políticas e benefícios aos associados. Entre os avanços, o presidente destacou a inovação e a valorização da agricultura irrigada, que é tema destaque deste mês de agosto com o Seminário Mineiro de Irrigação, que acontece no dia 13 de agosto em Montes Claros.
Falando sobre ecoar a mensagem de sustentabilidade e práticas de conservação, a gerente de Sustentabilidade, Mariana Ramos, ressaltou as ações feitas com o objetivo de reforçar o elo entre preservação e atividade do agro, principalmente por meio da educação, com cursos, práticas e conteúdo.
A gerente da Assessoria Jurídica, Mariana Maia, também esteve presente e, entre outros assuntos, trouxe à tona um assunto muito importante: a aposentadoria rural. A Faemg oferece apoio e assessoria para aqueles produtores rurais que precisam identificar e diferenciar as categorias rurais na hora de se aposentar.
Destaque da reunião também foram as atividades oferecidas pelo Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes). Apresentando os benefícios das compras coletivas, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, falou sobre a importância do aumento dos serviços para os sindicatos e sobre a economia gerada com as compras coletivas realizadas dentro do Programa Compra Estratégica, que tem como objetivo promover a aquisição coletiva de insumos e produtos agrícolas.
O consultor de negócios Wilson Moura, apresentou cinco dos produtos oferecidos pelo Clube de Benefícios. Entre eles, o plano de saúde, que atende não só Belo Horizonte, mas também regionais mineiras e até mesmo nacionais. Também falou sobre os seguros que cobrem o valor de produção, os certificados digitais, o desconto mensal na conta de energia de 22% que pode gerar uma economia de até duas contas por ano. Além disso, destacou a gestão de endividamento, que fornece um diagnóstico financeiro gratuito para o produtor conseguir se recuperar de dívidas acumuladas.