Compartilhe


Senar Minas se destaca em concurso nacional de vídeos

CONCURSO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
06/02/2026 . SISTEMA FAEMG, SENAR, INAES

O Senar Minas conquistou destaque nacional no 6º Concurso de Vídeos Educativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Minas Gerais registrou um número expressivo de produções inscritas, foram 178 vídeos, e reafirmou seu protagonismo no uso de ferramentas virtuais como aliadas do ensino no meio rural.

Na categoria Formação Profissional Rural, um dos vencedores foi o mineiro Heli Heros Teodoro de Assunção, com uma produção sobre o uso de drones na pecuária, evidenciando a aplicação de tecnologias inovadoras no campo.

“A ideia do vídeo nasceu da proposta de trazer soluções simples e práticas que fazem diferença e ajudam a facilitar o trabalho de produtores e trabalhadores rurais. Eu atuo como instrutor de drones no Senar Minas, entre outras áreas, e, também, sou pequeno produtor rural, pecuarista. No meu dia a dia no campo, procuro aplicar aquilo que levo para a sala de aula. E uma dessas aplicações foi, justamente, o uso de drones na pecuária”, explicou instrutor.

Segundo Heli, a ideia surgiu de uma dor real vivenciada na propriedade. “A necessidade de monitorar o rebanho, acompanhar a  localização dos animais, fazer a contagem, observar o pasto. A partir disso, pensei em como essa experiência poderia contribuir com outros produtores, ajudando a tornar a rotina no campo mais eficiente e menos pesada. Hoje, com uma ferramenta relativamente simples e cada vez mais acessível, como o drone, é possível ganhar tempo, melhorar o controle da atividade e reduzir o esforço no trabalho diário”, concluiu.

Aberto a todas as regionais do Senar no país, o concurso valoriza produções autorais de instrutores de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e, nesta edição, também de técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“A iniciativa evidencia como estratégias virtuais bem aplicadas podem ampliar o alcance do conhecimento, estimular o aprendizado contínuo e aproximar conteúdos técnicos da realidade dos produtores rurais”, ressalta a coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro.

Conquista

Os vencedores do 6º Concurso de Vídeos Educativos foram anunciados no dia 4 de fevereiro, durante uma live nacional. Ao todo, 887 vídeos foram enviados por participantes de 25 estados brasileiros. Desses, 668 produções foram da área de ATeG, 141 de Formação Profissional Rural e 78 de Promoção Social.

“Este concurso é muito importante porque, além de divulgar o trabalho do Senar no campo, evidencia o engajamento dos profissionais que capacitam produtores e trabalhadores rurais para o desenvolvimento do agronegócio. Minas Gerais tem se destacado de forma abrangente, especialmente nos treinamentos voltados à aplicação de tecnologias de ponta na produção”, reforça o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães.

Além do reconhecimento, os 11 vídeos premiados receberão um kit completo para produção de conteúdo, composto por mochila, smartphone, microfone de lapela bluetooth e pedestal de suporte. As produções vencedoras passam a integrar o acervo do Senar Play, plataforma que reúne mais de 500 vídeos e registra milhões de acessos anuais, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para o ensino no meio rural. As demais produções inscritas também poderão ser incorporadas à plataforma, após avaliação técnica.

“Muitas das grandes inovações no campo não estão em reinventar a roda, mas em usar tecnologias que já existem para resolver problemas reais do dia a dia rural”, Heli Heros Teodoro de Assunção

Incentivo à produção

Em Minas Gerais, o estímulo à participação no concurso foi fortalecido por uma ação concreta: a oferta de um curso EAD de produção de vídeos educativos. A capacitação apresenta, de forma prática e acessível, orientações sobre planejamento, gravação e edição de vídeos, abordando desde o uso adequado de câmera e iluminação até técnicas que valorizam o conteúdo técnico. O curso inclui ainda um módulo de oratória, com foco em comunicação clara e segura.

Como diferencial, o Senar Minas também ofereceu um bônus sobre o uso de recursos audiovisuais gratuitos disponíveis na internet e a aplicação da Inteligência Artificial na criação de imagens, esquemas visuais e ilustrações. O conteúdo foi complementado por orientações específicas sobre o concurso e por um bate-papo com Gilmar Medeiros, instrutor do Senar Minas e vencedor de três edições do concurso.