Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Vem aí três concursos do Prêmio Brasil Artesanal!

CONCURSO
ESCRITO POR CNA
15/01/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) irá lançar três novos concursos do Prêmio Brasil Artesanal (PBA), que farão parte do calendário de 2026, para os produtores de azeite, cachaça e doce de leite.  

A premiação busca avaliar produtos artesanais com o objetivo de reconhecer o alcance do programa e reforçar a valorização dos alimentos artesanais produzidos no país. O edital deve ser lançado ainda este mês.  

A ideia é reconhecer a qualidade dos produtos elaborados por pequenos e médios produtores rurais, além de estimular a profissionalização da atividade, a melhoria contínua dos processos produtivos e a agregação de valor aos alimentos que chegam ao mercado.

Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA e organizadora do Prêmio Brasil Artesanal, explica que a novidade deste ano é o concurso para premiar os melhores doces de leite do país, que acontece pela primeira vez. O PBA para a cachaça e o azeite terão sua segunda edição neste ano.

Para ela, as ações reforçam o compromisso do programa com o reconhecimento da excelência dos produtos artesanais e com o fortalecimento do pequeno e médio produtor rural.

“A expectativa é de grande adesão, impulsionada pela trajetória do programa, que já realizou 14 edições de concursos e acumula credibilidade, reconhecimento e resultados concretos no campo”, afirmou.

A assessora acredita que, mais do que premiar, os concursos fortalecem a competitividade, dão visibilidade aos produtos e promovem o desenvolvimento econômico dos pequenos produtores.

Os concursos do Prêmio Brasil Artesanal irão contar com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Universidade Federal de Viçosa (UFV); da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Essas instituições contribuem com conhecimento técnico e científico para a avaliação e o aprimoramento dos produtos participantes.