Compartilhe

Novos agentes de turismo rural em Inconfidentes

DESENVOLVIMENTO
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE LAVRAS
13/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Uma turma com dez alunos concluiu o Programa Agente de Turismo Rural e está pronta para contribuir com o desenvolvimento do município de Inconfidentes. O treinamento do Sistema FAEMG/SENAR/INAES teve parceria com a Fundação Rocha, a Prefeitura e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Para o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Lavras, Rodrigo Ferreira, os agentes entregaram uma nova atividade que vai contribuir para a geração de renda do município.

“Foram desenvolvidos roteiros. O turista pode escolher passear o dia todo ou só por um período. Ele vai encontrar diferentes pratos culinários da região e vários produtos do campo, além do contato direto com a natureza. Isso vai contribuir para o aumento da receita que vai favorecer o desenvolvimento econômico local”, explicou.

O treinamento é dividido em seis módulos: Serviços Turísticos, Segurança, Condução de Turistas, Roteirização, Meios de Hospedagem e Serviços de Alimentação e Comercialização de Produtos e Negócios. Durante as aulas, o grupo criou três roteiros: Fé, Café e Mé; Serra e Terra e Sabores da Fé. 

Na cerimônia de encerramento, o instrutor Fábio Morais Hosken e os alunos apresentaram os resultados alcançados no programa. “Procuramos proporcionar benefícios para a cidade. Para isso, entregamos vários produtos para a Prefeitura, como os relatórios do potencial do turismo rural, um projeto de sinalização turística e três roteiros testados e precificados, que estão prontos para serem comercializados com condutores da própria turma”, explicou o instrutor.

"Nosso município tem um grande potencial para o turismo e as riquezas estão expressas na nossa produção de cafés especiais, doces, crochês, cachaças e artesanatos. Estamos investindo na sinalização para facilitar o acesso dos turistas. Acredito no turismo rural como um caminho para a vida sustentável da população”, afirmou a prefeita Rosângela Dantas.

Grupo na Cachaçaria Amburana

Riquezas

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e parceiros visitaram um roteiro composto pelos seguintes pontos atrativos: café colonial (Café da Cida), Cruz da Pedra, produção de morango, almoço em pousada rural, Doces Sarapu, Sítio Rhaízes, Cantinho do Céu (Capela Nhá Chica) e Alambique Amburana.

A tradição religiosa é marcante na região. O Caminho de Nhá Chica percorre 15 municípios do Sul de Minas, e o ponto de partida é em Inconfidentes. Os peregrinos vão até o Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, em Baependi. Além disso, a cidade também está presente em rotas como o Caminho da Fé e o Caminho da Prece. Para o mobilizador da Fundação Rocha, do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino e do Sindicato dos Produtores Rurais de Bueno Brandão, Alexandre Lopes Moreira, com as atividades desenvolvidas no programa, o turista pode permanecer por mais tempo no município.

“Muitas pessoas passam por aqui por conta dos caminhos religiosos. Agora, com os novos agentes e os roteiros que foram elaborados, o turista terá mais opções para visitar e contribuir para a economia da região. Além disso, o treinamento mostrou que o município possui muitas riquezas que ainda não eram exploradas”, disse o mobilizador.

Expectativa

Um dos alunos, Arnaldo Ramalho Pereira, é proprietário do Sítio Rhaízes, que está presente em um dos roteiros. O local é conhecido pela produção de café especial, mel e geleia de frutas vermelhas. A propriedade tem 50 hectares, sendo 24 hectares de produção de cafés especiais. A média de colheita é de 600 sacas por ano. 

“Como empreendedor, o programa me ajudou a enxergar o turismo rural com outros olhos. Estávamos precisando alavancar a atividade no município e, com a capacitação, isso será possível. A Prefeitura também nos apoiou muito e isso foi essencial para alcançarmos este resultado”, relatou.

Parceria

Também estiveram presentes no evento de encerramento o vice-prefeito de Inconfidentes, André Godoi; o presidente da Câmara Municipal , José Acácio Bueno da Silva; o presidente do Circuito das Malhas e secretário de governo de Jacutinga, Newton de Carvalho, e o representante da Secretaria de Turismo e Cultura de Jacutinga, Euclides Nascimento.

Ouro Fino será contemplado

Devido ao sucesso em Inconfidentes, o município de Ouro Fino também será contemplado com o Programa Agente de Turismo Rural. O secretário de Turismo em Ouro Fino, Cisso Bélica Braga, e o assessor de turismo, Jefferson Luis Dias, estiveram presentes em um dos módulos para conhecer melhor o treinamento. “Estamos ansiosos para começar esta parceria”. A previsão de início é para fevereiro de 2022.