Compartilhe

Inconfidentes passa a contar com três roteiros turísticos

TURISMO RURAL
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE LAVRAS
12/08/2021 . SENAR

Uma turma com produtores rurais e empreendedores do segmento de turismo está participando do Programa Agente de Turismo Rural, oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com a Fundação Rocha, a Prefeitura de Inconfidentes e o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). No módulo de roteirização turística, os alunos elaboraram três roteiros integrados, que foram entregues para a prefeita do município. Eles são: Fé, Café e Mé; Serra e Terra e Sabores da Fé.

O instrutor Fábio Morais Hosken explicou que o programa vai ajudar na melhoria da renda na zona rural. “O objetivo deste módulo é integrar os atrativos em roteiros turísticos organizados, com preços, prontos para serem operacionalizados. Eles serão lançados ao final de setembro, mas já encontram formatados e em fase de teste”, contou.

Para o aluno Philippe Diogo Alves da Silva, o curso trabalha a história do município, sua tradição e as riquezas naturais. “Visitamos e conhecemos de perto o trabalho de produtores de morango, frutas vermelhas e café e, por mais que essas propriedades estejam próximas, muitas vezes, não há possibilidade de visitá-las. Agora, este cenário vai mudar. Quero fomentar o turismo rural em nossa região”.

O mobilizador da Fundação Carlos Silvério da Rocha e do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino, Alexandre Lopes Moreira, contou que já consegue perceber a evolução dos participantes.

Região

“As cidades vizinhas estão empolgadas, procurando o Sistema FAEMG/SENAR/INAES para levar o Agente de Turismo Rural, tendo em vista que é um programa muito bem planejado e com um potencial gigante. A próxima cidade a ser contemplada será Ouro Fino e, em breve, Bueno Brandão. Muitos produtores e pousadas ainda não têm visibilidade. Com o programa, estamos descobrindo esses lugares e contribuindo para a zona rural”.

O secretário de turismo em Ouro Fino, Cisso Bélica Braga, e o assessor de turismo, Jefferson Luis Dias, estiveram em Inconfidentes para conhecerem o programa e esperam levá-lo para Ouro Fino. “Estamos ansiosos para começar esta parceria”.

Clique e veja como foi o terceiro módulo.