Compartilhe


Monte Santo recebe a 2ª Edição do Programa Jovem no Campo

PROGRAMA JOVEM NO CAMPO
ESCRITO POR JOÃO PEDRO BERNARDES
12/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Foi dada a largada para a segunda edição do programa “Jovem no Campo - Cafeicultura em Monte Santo de Minas”. A iniciativa é promovida pelo Sistema Faemg Senar, com o apoio do Sindicato, da prefeitura e da Cooxupé, e tem como objetivo capacitar e inserir jovens no mercado de trabalho, fortalecendo a economia e reduzindo o êxodo rural. Com foco na cafeicultura, o curso conta com 35 alunos, jovens entre 15 e 24 anos, que concluíram ou estão regularmente matriculados no ensino fundamental, médio, técnico ou EJA.

Ana Júlia Nascimento Ventura é uma estudante que já teve a oportunidade de participar do curso de bovinocultura de leite promovido também pelo Sistema Faemg Senar e o Sindicato Rural de Monte Santo de Minas, e agora é uma das alunas da turma de cafeicultura: "Os cursos desse programa muitas vezes são um divisor de águas na vida profissional dos jovens, abrindo novas portas e caminhos, possibilitando oportunidades que não existiriam sem o Jovem no Campo. Para quem tem a oportunidade de aplicar esses conhecimentos no dia a dia, o programa se torna ainda mais necessário para o desenvolvimento da propriedade ou empresa. Juntamente com os profissionais que fazem esses cursos acontecerem, o ensino excelente torna os cursos ainda mais especiais, deixando uma marca em todos os jovens que têm o privilégio de participar do programa".

 

Futuro: profissionais qualificados e sucessão no campo

O presidente do Sindicato Rural de Monte Santo de Minas, José Maria Andrade Pontes, afirma que foi desafiadora a realização do primeiro curso no município, mas, mesmo assim, jovens que participaram da primeira edição tornaram-se produtores rurais ou estão cursando agronomia.

 “Muitos desses jovens estavam desanimados no início, mas, a partir das técnicas aprendidas com o programa, mostraram-se animados para ajudar os familiares nas propriedades ou atuar no agronegócio", disse o presidente. Ele completou:  "Quero agradecer ao Sistema Faemg Senar pela iniciativa que além de trazer técnica traz renda para os produtores”.

 

Parte dos alunos a segunda turma do Programa Jovem no Campo

Para Janaína Almeida Fernandes, agente de desenvolvimento rural (ADR) de Monte Santo de Minas, o programa é um treinamento importante para inserir os jovens no mercado e para que tenham uma visão diferente do trabalho no campo. “Uma das jovens que participou da 1ª edição do Jovem no Campo- Cafeicultura e agora faz parte da diretoria do grupo de jovens da Faemg, representando o sindicato de Monte Santo de Minas ", afirmou.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos, Rogger Coelho, avalia que o grande diferencial do programa Jovem no Campo é garantir a chance de novas oportunidades. "O agronegócio brasileiro emprega mais de 28 milhões de pessoas. O uso da tecnologia é cada vez maior em todas as atividades, incluindo a cafeicultura. Ao mesmo tempo, temos muitas oportunidades, mas precisamos de pessoas capacitadas. O programa Jovem no Campo tem esta missão, preparar jovens para as oportunidades, visando uma produção cada vez mais sustentável e com qualidade”.

 

Despertando oportunidades e paixões

A jovem Tailaine Cristina Araújo, é estudante de tecnologia em cafeicultura no IF Sul de Minas e produtora rural. Ela diz que encontrou sua paixão com o curso. "O Jovem no Campo abriu minha mente. Sou filha de produtor, então tudo o que é inovação e conhecimento, tento buscar para aplicar na propriedade do meu pai. Produzimos café em Monte Santo, e eu já era apaixonada pelo café. Na dúvida sobre meu futuro, o Jovem no Campo me deu certeza da minha paixão pelo café. Aprendi coisas que não sabia, como adubação, classificação e degustação. Sou muito grata pela oportunidade, hoje estudo.

A jovem produtora rural Tailaine Cristina Araújo aprendeu com o curso técnicas de adubação, classificação e degustação do café

Programa Jovem no Campo

O Programa ajuda a contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo-lhe uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais. O programa é voltado para jovens com idade entre 15 anos completos até 24 anos, que já tenham concluído ou estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou no EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), além de ter vínculo e afinidade com o meio rural.

A estrutura do programa é dividida em dois núcleos: Básico, com foco no desenvolvimento das competências básicas; e específico, com abordagem de conteúdos técnicos e específicos de cada ocupação.

Os conteúdos abordados no programa são desenvolvidos de acordo com a realidade local e as necessidades e interesses da clientela.

As aulas teóricas estão sendo realizadas na biblioteca municipal, e as aulas práticas começarão em 22 de abril, na fazenda Paranazinho, zona rural de Monte Santo de Minas.

Alunos assistem às aulas teóricas do Programa