Compartilhe


Missão da República do Benin conhece boas práticas de produção em MG

TROCA DE EXPERIÊNCIAS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA, E LETÍCIA RODRIGUES, DE PATOS DE MINAS
05/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

As regiões do Triângulo Mineiro e do Noroeste de Minas foram escolhidas para um intercâmbio de compartilhamento de boas práticas na produção agropecuária entre o Brasil e a República do Benin. Produtores rurais e empresários do país africano percorreram propriedades rurais nos municípios de Frutal, Paracatu e Arinos, além de visitarem a sede da Embrapa Cerrados, em Brasília. A missão foi organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Arinos, com apoio das regionais de Patos de Minas e de Uberaba do Sistema Faemg Senar.

A comitiva foi composta pelos produtores da República do Benin, Dieu-Donné e Augustin Lionnel, e o empresário belga Pierre Yvis Leon. “Tudo começou quando experimentei um suco de abacaxi durante uma visita à capital de Benin. Aquilo me fez perceber o potencial do que temos ali. Se o suco já era bom assim, imagina com técnica e apoio. Viemos ao Brasil justamente para buscar esse modelo”, contou Pierre-Yves, co-fundador da empresa Beropy.

Triângulo Mineiro

No Triângulo, os produtores rurais africanos conheceram a produção de laranja e abacaxi e um confinamento da pecuária de corte em propriedades do município de Frutal. Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, foram apresentados exemplos de boas práticas que podem ser aplicadas na República do Benin. “É importante compartilhar conhecimento para incrementar mais produtividade, gerando renda aos produtores rurais”.

Para o diretor do Sindicato Rural de Frutal, Maxsuel Sebastião José Ribeiro, foi muito gratificante receber a missão no município. “Eles ficaram encantados com a nossa forma de trabalho, sempre dentro das normas, e com o nosso reaproveitamento de resíduos”, completou.

O empresário da Bélgica, Pierre Yvis Leon, destacou que Dieu Donné é o maior produtor de abacaxi da República do Benin, de uma variedade semelhante à produzida no Brasil. “Ele não utiliza a sua área de produção em sua totalidade e o objetivo desta visita é aproveitar o conhecimento daqui”.

Noroeste de Minas

Em Arinos, os representantes dos dois países conheceram o formato de trabalho da Cooperativa Regional de Base na Agricultura Familiar e Extrativismo (Copabase), uma oportunidade para ver de perto o maquinário e a tecnologia com que a fruticultura é trabalhada na região, promovendo a organização e a autonomia da agricultura familiar.

Além disso, a comitiva também visitou o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) - Campus Arinos para conhecer sistemas produtivos e tecnologias aplicadas no campo por meio dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Agronomia.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Arinos, Wandir Monteiro, acompanhou o grupo durante as visitas e destacou a importância desse intercâmbio. "Além de mostrarmos a força do agro da nossa região, também aprendemos muito com as experiências deles. Para nós, do Sindicato, foi uma honra abrir as portas da nossa cidade para que essa troca acontecesse. Tenho certeza de que teremos muitas outras oportunidades a partir dessa visita”.

Já o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio de Carvalho Coelho, reforçou o papel da instituição em apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento rural. "Nosso compromisso é com a qualificação e o avanço do agro, dentro e fora do Brasil. Essa missão mostra que o conhecimento gerado aqui em Minas Gerais tem potencial de inspirar e transformar realidades em diferentes partes do mundo”.

O encerramento do intercâmbio aconteceu em Brasília, com a visita à Embrapa Cerrado e, também, com uma reunião que contou com a participação do Embaixador da República do Benin no Brasil, em que os representantes dos dois países discutiram outras possibilidades de intercâmbios colaborativos para o agronegócio entre Brasil e Benin.