Compartilhe


Escolas do Norte de MG celebram prêmio

PROGRAMA SEMEANDO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
13/07/2022 . SINDICATOS, SENAR

“O agronegócio é de grande importância para a nossa cidade. Trazer essa temática para dentro das escolas, fazendo com que os alunos entendam a importância do campo e de onde os alimentos que eles consomem vêm, é maravilhoso. Este contato cidade-campo é importante para valorizar e saber cultivar. Tudo aliado ao respeito ao meio ambiente e ao uso de novas tecnologias”, destacou a diretora Gilneia Cardoso Ribeiro Ruas, da Escola Estadual Coelho Neto, da cidade de São Francisco.

A instituição fez parte da primeira etapa do Programa Semeando e teve um de seus alunos, o pequeno Samuel Cangussu da Mota, premiado pelo concurso de redação do ensino fundamental 1. A conquista foi celebrada pela escola, que tem buscado trabalhar, cada vez mais, a importância de saber cultivar e preservar.

“Acreditamos muito neste programa. Nossos professores já tinham trabalhado com o Semeando anos atrás. E agora ele veio em um período muito interessante, porque já estávamos trabalhando o meio ambiente como temática na escola. O programa trouxe uma dinamicidade ainda maior. A grande importância é trabalhar estes três temas, agronegócio, empreendedorismo e meio ambiente, na prática. Nossos alunos desenvolveram atividade em campo, como a visita a uma escola agrícola, onde conseguiram tirar dúvidas. Na volta dessa visita, eles aplicaram os novos conhecimentos, plantando um jardim. Tudo isso coroado com a conquista do Samuel”, afirmou Gilneia.

Valorização do campo

O personagem Torrãozinho, mascote do Semeando, transformou a rotina dos alunos na Escola Municipal Carmem Maria Andrade Nogueira, em Itacarambi. A instituição teve uma aluna premiada no concurso de desenhos, o que foi motivo de muita celebração. Na escola, faixas foram anexadas para parabenizar a conquista da aluna Alícia Oliveira Souza, de 7 anos, que fez um desenho onde mostrava o planeta Terra com consciência ecológica, representada pela coleta seletiva.  

“Foi muito legal participar e fazer o desenho. Eu aprendi sobre o meio ambiente, como cuidar melhor da natureza, a jogar o lixo certinho e gostei demais de conhecer o Torrãozinho”, afirmou a aluna.

“Tudo isso enriquece o aprendizado para que ela tenha consciência do meio que vive, saiba cuidar mais e ter mais atenção. Quando a gente está andando na rua, ela sempre observa e até corrige alguma atitude”, completou a mãe de Alícia, Cristiane Mota Oliveira.

Na escola em que ela estuda, a direção se preparou para aproveitar cada etapa do Projeto Semeando. Foi montado, por exemplo, um painel para todos os professores conhecerem mais sobre os objetivos da ação. A diretora da escola, Anália Rodrigues Santana, que é servidora efetiva na pasta da educação na cidade, já foi premiada na edição anterior do Semeando.

“Anos atrás fui premiada na categoria Melhor Experiência Pedagógica. Quando anunciaram o retorno, imediatamente abracei o programa novamente. Sou apaixonada pelo projeto. Logo que colocamos o Torrãozinho na escola, passamos nas salas de aula avisando. Foi motivo de alegria. Todos participaram ativamente”.

Para a diretora, o contato campo-escola em cidades do interior se faz ainda mais importante porque muitos familiares dos alunos são trabalhadores ou empreendedores do meio rural. Por isso, a relevância de entender a importância das atividades no campo.

“Somos um município do interior e temos o agro na nossa essência. Muitos alunos têm pais que trabalham em agroindústria, que emprega muitas pessoas, e outros que atuam em fazendas. Estamos também muito próximos do Projeto de Irrigação Jaíba. Os alunos conhecem, veem os pais atuando no meio rural. Então, trazer o tema da valorização do trabalhador do campo é muito importante. Os alunos compreendem bem e trazem relatos de experiências pessoais, tornando o Semeando uma troca de aprendizados na escola”.

Concurso

Os 20 vencedores do concurso de desenho e redação do Programa Semeando, neste primeiro semestre de 2022, foram anunciados na última semana, durante cerimônia on-line pelo Youtube.

O tema da redação, para alunos do 4º e 5º ano, foi “Sustentabilidade e Empreendedorismo”; bem como para o concurso de desenho para crianças do 1º ao 3º ano. O 1º lugar do concurso de redação e o 1º lugar do concurso de desenho de cada uma das dez regionais do Sistema FAEMG receberão um tablet como prêmio.

Programa Semeando

O objetivo é levar a crianças e educadores a compreensão crítica e global sobre a importância do agronegócio e a relação campo-cidade. As ações são direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental I.

Juntos, eles são orientados para gerar valores e atitudes para que as crianças atuem com empreendedorismo no desenvolvimento de iniciativas coletivas locais e na conservação e utilização adequada dos recursos naturais, conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema e visão empreendedora.

O programa é uma ação conjunta do Sistema FAEMG e do Sebrae Minas e contemplou 63.084 alunos.