Compartilhe


Diário Sistema FAEMG - edição 20 de maio

NOTÍCIA
ESCRITO POR ASCOM
20/05/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

FORRAGEIRAS PARA O SEMIÁRIDO

O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Roberto Simões, abriu o Dia de Campo Virtual do Projeto Forrageiras para o Semiárido, que tem como objetivo encontrar melhores alternativas para alimentação do rebanho e geração de renda na região.
O Projeto é desenvolvido em duas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), em Montes Claros e Carlos Chagas. O encontro foi promovido pela CNA, em parceria com a Embrapa, e contou com o apoio do Sistema FAEMG.
• “Vamos dar um passo real para a solução dos problemas do semiárido do Brasil.”
• “Vamos para a segunda fase, que é colocar as forrageiras selecionadas para o pisoteio dos animais e verificar quais são as mais adequadas.” 
• “Minas dispõe de duas URTs. Com elas teremos condições, após o teste de pisoteio, de indicar aos nossos projetos de Assistência Técnica quais os materiais que permitirão gerar mais renda na região do semiárido.”
• “Queremos conhecer e avaliar os resultados em Minas. E vamos continuar no caminho correto para enfrentar os problemas da região.”
Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG

Assista o Dia de Campo Virtual no https://www.youtube.com/watch?v=I3BYxVYp-5g

 

???

 

RECADASTRAMENTO DA CONTA DE ENERGIA E OUTRAS QUESTÕES

A reunião do Conselho de Consumidores da Cemig debateu diversos pontos de interesse do produtor rural mineiro. O primeiro deles foi o formato da operacionalização da Cemig para a Resolução 901, que trata do recadastramento das unidades consumidoras rurais até 2023. A Cemig  iniciou um trabalho de orientação, com contato e visitas técnicas com produtores que são classificados em “média tensão”, para a identificação de carga e exclusividade para irrigação. Em um segundo momento, ainda neste ano, serão convocados para o recadastramento. 
A CEMIG também apresentou um projeto de integração de seus canais de comunicação com o cliente. A intenção é de melhorar a recepção das demandas dos consumidores, ser menos burocrático e mais humanizado pelo 116, app, agencia virtual e agencia presencial. Sem a necessidade de o produtor repetir, a cada momento, a reclamação ao atendente. 
Por fim, foi debatido o posicionamento do Conselho para a reunião da Diretoria da ANEEL, na próxima semana, que definirá o reajuste tarifário anual da Cemig.
“Pontualmente, pedimos informações sobre a localização desses consumidores de média tensão que serão recadastrados. Faremos uma atuação junto aos nossos Sindicatos, de orientação. Com relação aos produtores atendidos em baixa tensão, conforme a Resolução ANEEL, a convocação de parte deles também ocorrerá em 2021 e, por isso, pedimos uma reunião com a distribuidora para tratarmos da lista de documentos que será solicitada aos produtores rurais. A tentativa é de minimizar os problemas que ocorreram no recadastramento em 2019.”
“Vimos como interessante o projeto, uma vez que a qualidade do atendimento ao público rural é um tema que sempre lavamos à distribuidora e há necessidade de entendimento pelos atendentes das características de consumo e problemas no meio rural.”

Aline Veloso, gerente Técnica do Sistema FAEMG /SENAR/INAES/Sindicatos

 

?

MAIS CONECTIVIDADE NO AGRO

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, entregou ao ministro das Comunicações, Fábio Faria estudo elaborado pela Esalq/USP sobre “Cenários e perspectivas da conectividade no agro”, no qual foram destacados pontos em todo o país com necessidade e potencial de instalação de antenas e estimativa de ampliação da cobertura da conectividade de 23% (verificada hoje) para 90%. Com isso, a expectativa é de aumento significativo da adesão de tecnologias pelos produtores nas propriedades e potencial de crescimento do Valor Bruto da Produção (VBP), PIB do agro, e aumento do emprego e distribuição de renda, além do desenvolvimento local. Há déficit em todos os modelos disponíveis (3G, 4G e 5G) e agora intenção e possibilidade de investimento pelo executivo federal e parcerias para cobertura de conectividade 5G. A live promovida pelo Ministério foi acompanhada pela gerente Técnica do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Aline Veloso.

“Trabalho em conjunto para que os recursos do FUST sejam empenhados para atender às demandas do setor e potencializar o investimento em tecnologia pelos produtores.”
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina

Assista a live no https://www.youtube.com/watch?v=lUha1qEY3gE


 

TECNOPARQUE DA UFLA

A coordenadora de Comunidades do INAES, Amanda Pessoa, esteve no TecnoParque da Universidade Federal de Lavras – UFLA, para conhecer o mais novo ambiente voltado para inovação. O empreendimento tem previsão estar funcionando 100% até o final do ano. A área conta com 106 salas, auditório, coworking e espaço de convivência que irá abrigar as empresas incubadas pela Inbatec, fundações e empresas locais.

“O parque será o maior espaço voltado para inovação, em Lavras, e promoverá uma maior conexão das empresas incubadas, com empresas juniores e tradicionais. Também irá disseminar a cultura do empreendedorismo e inovação.”
Amanda Pessoa, coordenadora de Comunidades do INAES

???

ANIVERSÁRIO DO NOVOAGRO VENTURES

O NovoAgro Ventures está completando um ano de sucesso. Assista ao vídeo que conta um pouco desta história no http://bit.ly/NovoAgroVentures1ano .

???

 

 

?


21/5/21 – SEXTA-FEIRA

8h30 - 2º Encontro de Superintendentes do SENAR CENTRAL – Superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif
14h - Reunião Sub-GT Mulheres do Agro
15h - Expocafé: Programa Ganha-Ganha: igualdade de gênero e bons negócios
 

?

 

?