Compartilhe

Diário Sistema FAEMG - edição 14 de setembro

NOTÍCIA
ESCRITO POR ASCOM
14/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

 

GRANDE HOMENAGEM 

O auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, agora se chama Roberto Simões. A homenagem foi feita, hoje, ao presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, que também é vice-presidente da CNA. 
“Essa homenagem é uma alegria imensa. É um reconhecimento que faz bem para nossa alma. É uma coroação da minha carreira tão longa.”
Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG

Saiba mais
http://www.faemg.org.br/noticias/cna-homenageia-roberto-simoes

NA IMPRENSA – EDIÇÃO DO BRASIL

O Jornal Edição do Brasil destacou os 16 anos de Roberto Simões à frente da Presidência do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos.

JOÃO MARTINS É REELEITO PRESIDENTE DA CNA

O presidente da CNA, João Martins, foi reeleito, hoje, unanimemente, pelas 27 Federações e vai presidir a Confederação no próximo quadriênio (2021-2025).

Leia mais aqui https://www.cnabrasil.org.br/noticias/presidente-da-cna-e-reeleito-por-unanimidade

 

ATeG AGROINDÚSTRIA – MAIS PRECISÃO E FOCO COM FORMAÇÃO TÉCNICA E METODOLÓGICA

Começou ontem, em Florestal, o primeiro Curso de Formação Técnica e Metodológica do Programa ATeG Agroindústria. O treinamento foi organizado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, contando com o apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Campus Florestal. Até 18 de setembro, 45 participantes, entre técnicos e supervisores, passarão por um treinamento para aplicar a metodologia ATeG com ainda mais precisão e foco nos resultados do produtor. 
A abertura foi feita pelo superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif, que ressaltou o protagonismo do SENAR mineiro em assistência técnica e gerencial no Brasil e a importância do curso.

"Queremos fazer algo bem real, aquilo que o produtor rural precisa. Vocês não são só consultores e técnicos, são agentes de transformação, de desenvolvimento."
Christiano Nascif, superintendente do SENAR Minas

 

 

CONQUISTA DO SISTEMA FAEMG – AGORA É POSSÍVEL CORRIGIR MUNICÍPIO NO SICAR


Já está disponível no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) a funcionalidade de retificação de município. Era o único item sem a possibilidade de alteração em uma retificação, mas a Gerência de Meio Ambiente do Sistema FAEMG identificou dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais para crédito rural, licenciamentos e outras situações e solicitou a alteração. 
Mais informações: 
http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/funcao-de-retificacao-de-municipio-no-sicar

 

ZARC CAFÉ EM REFORMULAÇÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (MAPA) promoveu, hoje, Reunião de reformulação do ZARC Café. Foi apresentado um trabalho desenvolvido pela Embrapa sobre o Zoneamento de Risco Climático para a cafeicultura brasileira.  A reunião tem o objetivo de identificar os principais problemas, demandas e perspectivas apresentadas pelo setor produtivo ao ZARC do café.

“A atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para cafeicultura é essencial. A ferramenta viabiliza aos produtores acessarem recursos do crédito rural, seguro e outros benefícios para produção. E, diante das adversidades climáticas vivenciadas, torna-se fundamental ajustes das condicionantes de solo, clima e temperatura para o cultivo do café em cada município e região. Alguns municípios da região da Chapada de Minas e Jequitinhonha estavam fora do último ZARC e agora é oportuna a inclusão dos municípios cafeeiros."
Ana Carolina Gomes, analista de Agronegócios do Sistema FAEMG/SENAR/ INAES

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE QUEIJOS ARTESANAIS

Reunião da Comissão de Agropecuária e Agroindústria foi promovida, hoje, para debater os problemas da cadeia produtiva dos queijos artesanais no estado. 
“As principais discussões foram em torno da regulamentação de tipos de queijo, da habilitação sanitária das queijarias e da comercialização interestadual. Vale lembrar que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES tem diversas iniciativas para valorizar os queijos e os produtores mineiros, como o Festival do Queijo Minas Artesanal e a ATeG Agroindústria. Também estamos trabalhando em mecanismos que possibilitem a inclusão dos produtores de queijos artesanais na cobertura do Fundesa MG, para que tenham mais segurança, em caso de crises sanitárias.”

Wallisson Lara, analista de Agronegócios do Sistema FAEMG/SENAR/INAES

 

15/9 (QUARTA-FEIRA)


10h às 12h - Reunião de organização do Seminário Estadual da Cachaça (On-line)

11h - Reunião com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Frutal - Superintendente Christiano Nascif (Sede)


14h - 31ª Reunião Conseleite/MG (On-line)

14h - 191ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) (On-line)

14h - 15ª  Reunião Ordinária da Câmara Técnica Temática de Defesa Agropecuária (On-line)

14h às 15h30 - Reunião com SISTEMA CNA (Projeto Piloto ATeG + Exportação/Projeto AGRO.BR) (On-line)

18h às 20h - Projeto AGRO.BR – Reunião ‘tira-dúvidas’ cadeia apicultura (produtores/empresas aderidas) (On-line)