Compartilhe


Casa do Leite sedia reunião da Comissão Técnica e oficinas

CAMARU
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
01/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Um espaço exclusivo para aprendizado e valorização do produtor de leite. Esta é a Casa do Leite, inaugurada no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e grande novidade desta edição do Camaru 2025. A Casa do Leite, idealizada pela deputada federal Ana Paula Leão, é uma promoção do Sindicato Rural de Uberlândia, juntamente com a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com apoio do Sistema Faemg Senar.

Casa do Leite está no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia

Além de oficinas, palestras, degustações, o espaço conta com uma programação de reuniões e debates sobre as demandas do setor. Foi neste cenário que a Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar promoveu uma reunião técnica no último sábado (30). O presidente da CT, Jônadan Ma, apresentou um panorama do mercado atual do leite e atualizou o público sobre o processo antidumping contra o leite em pó da Argentina e Uruguai.

Presidente da CT da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jônadan Ma, na reunião na Casa do Leite

“Desde 2021, o Brasil vem sofrendo uma ‘inundação’ de leite importado do Mercosul, que vem chegando ao país ao custo de produção abaixo do praticado aqui, prejudicando a cadeia leiteira, em uma prática desleal”, explicou. Jônadan pediu apoio dos produtores à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que está contestando a decisão preliminar do governo de não aplicar direitos antidumping neste caso.

Presente na reunião, o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, lembrou que o assunto é relevante para os produtores de leite e, também, para os trabalhadores rurais, visto que a cadeia do leite está presente em 98% dos municípios mineiros. “Minas Gerais lidera a produção nacional e a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba tem grande participação neste volume. Por isso é importante trazer esta pauta para ser debatida aqui dentro da Casa do Leite”, afirmou.

Durante a reunião, a deputada federal Ana Paula Leão apresentou o trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), desde o seu lançamento em 2023. Ela destacou os projetos que estão em tramitação relacionados ao setor, entre eles o PL 3292/2020, que estabelece percentual mínimo para aquisição de leite sob a forma fluida com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. "A ideia é que a Casa do Leite seja itinerante, que circule por outras regiões produtoras de leite, como um espaço aberto para pequenos, médios e grandes produtores. Um local para trazer debates, palestras, inovação, conhecimento”, ressaltou a deputada.

Também no sábado (30) foi promovida uma mesa redonda da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados sobre a Política Nacional de Apoio e Incentivo à Pecuária Leiteira. A mesa foi conduzida pela deputada e contou com as participações de Ebinho Bernardes e Jônadan Ma.

Oficinas

O Sistema Faemg Senar, juntamente com o Sindicato Rural de Uberlândia, está promovendo uma programação de oficinas gratuitas na Casa do Leite. Até 6 de setembro, o público poderá participar de 20 oficinas, que abordam desde técnicas tradicionais até experiências de degustação e harmonização de queijos, proporcionando conhecimento e vivência gastronômica aos visitantes.

“São oficinas abrangendo diversos tipos de queijos, como parmesão, minas frescal, coalho, além de conservação e maturação, degustações comentadas e harmonização de mel e queijo. Esta parceria é importante para trazer conhecimento aos visitantes do Camaru e valorizar, ainda mais, a produção de leite e seus derivados em nossa região”, explicou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.

O gerente regional Ricardo Tuller, a deputada federal Ana Paula Leão, o vice-presidente Ebinho Bernardes e o presidente da CT, Jônadan Ma