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Excelência do café mineiro para o mundo

ATEG CAFÉ + FORTE
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE VARGINHA
19/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Uma comitiva de 12 compradores internacionais da Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, entre outros, desembarcou em Minas Gerais para conhecer de perto a qualidade e a diversidade da cafeicultura mineira. Durante a visita, o grupo percorreu propriedades rurais em Santo Antônio do Amparo, onde puderam acompanhar de perto todas as etapas da produção do café, desde o cultivo até a comercialização.

A iniciativa, organizada pelo Sistema Faemg Senar com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) teve como objetivo promover o café mineiro no mercado internacional e fortalecer as relações comerciais entre produtores brasileiros e compradores estrangeiros.

Os visitantes internacionais participarão da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, de 20 a 22 de novembro 

 

Diversidade e qualidade impressionam

As propriedades visitadas, incluindo a Fazenda Tapete Verde e a Nascente do Sol, ambas atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte, demonstraram aos compradores a alta qualidade e a variedade dos cafés produzidos na região. A Fazenda São Paulo, com seus 900 hectares de café plantados, também fez parte do roteiro, apresentando um modelo de produção em larga escala.

“Fiquei muito feliz em reunir minha família e receber compradores de vários países e suas diversidades de culturas”, disse o produtor de café Jaime Pacheco Duarte Neto, assistido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar.

Produtores de Santo Antônio do Amparo receberam os compradores internacionais com a tradicional generosidade mineira 

“Levamos os compradores para vivenciar o cotidiano dos produtores, tanto os pequenos quanto os grandes, além de conhecerem as estruturas de apoio aos produtores, como cooperativas e associações”, explicou Ana Carolina Gomes, analista de Agronegócios do Sistema Faemg Senar.

O contato direto com os produtores permitiu que os compradores compreendessem as diferenças entre o café tradicional e os cafés especiais, que se destacam pela alta qualidade. A expectativa é que essa imersão no dia a dia da produção cafeeira mineira resulte em novas parcerias comerciais e contribua para o fortalecimento da cafeicultura brasileira no mercado internacional.

“Os compradores ficaram impressionados com a qualidade e o trabalho que o pequeno produtor desenvolve na cafeicultura mineira com o ATeG. Também puderam provar alguns cafés e estão bem empolgados para as rodadas de negócio que vamos realizar durante a Semana Internacional do Café”, afirmou Ana Carolina.

Rosilene Bandera, assessora de Relações Internacionais da CNA, reforça a importância dessas visitas para promover o café brasileiro no exterior. “É uma chance de compreenderem a diferença entre um café tradicional e um café com elementos que agregam valor ao produto e ao cafeicultor, além de conhecerem práticas que elevam o padrão do café”, ressalta.