Uma comitiva de 12 compradores internacionais da Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, entre outros, desembarcou em Minas Gerais para conhecer de perto a qualidade e a diversidade da cafeicultura mineira. Durante a visita, o grupo percorreu propriedades rurais em Santo Antônio do Amparo, onde puderam acompanhar de perto todas as etapas da produção do café, desde o cultivo até a comercialização.
A iniciativa, organizada pelo Sistema Faemg Senar com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) teve como objetivo promover o café mineiro no mercado internacional e fortalecer as relações comerciais entre produtores brasileiros e compradores estrangeiros.
Diversidade e qualidade impressionam
As propriedades visitadas, incluindo a Fazenda Tapete Verde e a Nascente do Sol, ambas atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte, demonstraram aos compradores a alta qualidade e a variedade dos cafés produzidos na região. A Fazenda São Paulo, com seus 900 hectares de café plantados, também fez parte do roteiro, apresentando um modelo de produção em larga escala.
“Fiquei muito feliz em reunir minha família e receber compradores de vários países e suas diversidades de culturas”, disse o produtor de café Jaime Pacheco Duarte Neto, assistido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar.
“Levamos os compradores para vivenciar o cotidiano dos produtores, tanto os pequenos quanto os grandes, além de conhecerem as estruturas de apoio aos produtores, como cooperativas e associações”, explicou Ana Carolina Gomes, analista de Agronegócios do Sistema Faemg Senar.
O contato direto com os produtores permitiu que os compradores compreendessem as diferenças entre o café tradicional e os cafés especiais, que se destacam pela alta qualidade. A expectativa é que essa imersão no dia a dia da produção cafeeira mineira resulte em novas parcerias comerciais e contribua para o fortalecimento da cafeicultura brasileira no mercado internacional.
“Os compradores ficaram impressionados com a qualidade e o trabalho que o pequeno produtor desenvolve na cafeicultura mineira com o ATeG. Também puderam provar alguns cafés e estão bem empolgados para as rodadas de negócio que vamos realizar durante a Semana Internacional do Café”, afirmou Ana Carolina.
Rosilene Bandera, assessora de Relações Internacionais da CNA, reforça a importância dessas visitas para promover o café brasileiro no exterior. “É uma chance de compreenderem a diferença entre um café tradicional e um café com elementos que agregam valor ao produto e ao cafeicultor, além de conhecerem práticas que elevam o padrão do café”, ressalta.