Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


‘Minas Grita pelo Leite!’ é destaque em todo o Brasil

NA IMPRENSA
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
21/03/2024 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Movimento liderado pela Faemg foi noticiado pelos principais veículos de comunicação do país

 

O movimento “Minas Grita pelo Leite!”, liderado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), foi noticiado pelos principais veículos de imprensa do país, entre jornais impressos, portais, rádios e televisão. Eles relataram a importância da causa e a grandiosidade do evento realizado na última segunda-feira (18/3), no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo mais de 7 mil produtores rurais e 80 lideranças dos poderes legislativo e executivo. A ação da Faemg teve o objetivo de reivindicar o fim das importações de leite em pó do Mercosul e exigir medidas emergenciais para salvaguardar o segmento leiteiro de Minas Gerais e do Brasil.

O jornal Valor Econômico cobriu o movimento presencialmente e deu diversos enfoques em suas publicações, ouvindo produtores rurais impactados e autoridades. Foram mais de sete notícias, abrangendo também a revista Globo Rural e suas redes sociais, com um reels que alcançou quase 3 mil visualizações. Entre as manchetes, “'Minas grita pelo leite': produtores pedem socorro ao governo” e “Produtores mineiros querem barrar importação de leite em pó do Mercosul”.

A rádio CBN Brasil contou com a participação, ao vivo, do presidente Antônio de Salvo, que deu um panorama da situação enfrentada pelos pecuaristas. O conteúdo foi reproduzido no portal do veículo e podcast. A rádio Jovem Pan nacional também noticiou o movimento para outros estados brasileiros, além do conteúdo ter entrado em forma de vídeo no Jornal da Manhã, na televisão, Youtube e em formato escrito, na coluna da jornalista Kellen Severo.

Isto É Dinheiro, Estadão e Folha de S. Paulo também deram visibilidade ao movimento da Faemg e à medida adotada pelo Governo de Minas de cortar o incentivo fiscal de importadores de leite em pó. Esses veículos mostraram a situação em Minas e a fala do presidente Antônio de Salvo sobre o risco de desabastecimento nacional.

Na Folha de S. Paulo, por exemplo, as aspas do presidente destacaram: “O governo de Minas teve a sensibilidade de fazer a parte dele. E estamos aqui tentando sensibilizar o governo federal para enxergar o tamanho do problema. São 220 mil produtores de leite em Minas. No Brasil inteiro, 1,1 milhão. Se continuar assim, certamente teremos desabastecimento muito em breve". O veículo também mencionou que “dez empresas do estado importaram leite em pó em 2023. Em 2024, o número é de seis, até agora”.

A mobilização da Faemg também foi destaque em canais especializados em agro, como Canal Rural e Agro Mais e também em jornais da Argentina e do Uruguai. 

Para todo o estado

Levando a voz dos milhares de produtores rurais mineiros e brasileiros para todo o estado, os principais veículos de Minas Gerais abordaram o tema. Dentre eles, estão O Tempo, Estado de Minas, Diário do Comércio, Hoje Em Dia, Rede Globo do Norte e Leste de Minas, TV Record Minas, Band Minas, Rede Minas, TV Assembleia, Rádio Band News, Rádio Itatiaia e Rádio 98FM.

N’O Tempo, o assunto saiu em dez conteúdos em formatos variados: capa do jornal impresso, rádio, portal e podcast, mostrando como a Faemg mobilizou mais de 7 mil produtores rurais e apoiadores para pressionar o governo federal para suspender as importações, além de explicar a crise do leite no país.

O Estado de Minas, em seu jornal e portal, o Diário do Comércio e o Hoje em Dia noticiaram que os produtores de leite mineiros se uniram para cobrar ações do governo federal e que o governo estadual anunciou medida para “proteger” a produção leiteira no estado.

Na rádio Itatiaia, foram diversas inserções ao longo da programação e no portal do veículo. Entre as manchetes ‘Produtores de leite organizam o maior ‘pedido de socorro’ da história da classe no estado’, ‘Valor do litro de leite não compra um copo de água mineral diz produtor’ e ‘Sete mil produtores rurais gritam no Expominas pelo fim da importação de leite em pó. Entenda’.

A Rádio Band News FM fez a cobertura in loco, assim como a TV Band Minas, TV Record Minas, Rede Minas, TV Assembleia. Na Band, o presidente deu entrevista por duas vezes após o evento, que repercutiram no Jornal Band Minas e no Boa Tarde Minas. A Rede Globo do Norte e Leste de Minas (InterTV) fez entradas ao vivo e soltou matéria completa no MGTV.

Rádios, jornais e revistas do interior de todo o estado também falaram sobre o assunto.