Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Laboratório e curso técnico: parceria dupla entre Sistema FAEMG e UFV

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR SEDE, BELO HORIZONTE
29/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Uma solenidade virtual na última sexta-feira (26) selou mais uma parceria forte entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev-UFV). Os dois contratos assinados são para realização do Curso Técnico em Agronegócio e para implantação do Laboratório AGRO 4.0, nas dependências do TecnoParq/CenTev/UFV.

O laboratório vai abrigar atividades que levem a soluções de ponta, que atendam a crescente demanda ligada às áreas de Fruticultura, Cafeicultura, Bovinocultura de Leite e Gestão do Agronegócio, além de possibilitar o surgimento de novas startups, já inseridas num parque tecnológico de alto impacto. Na unidade, além do Curso Técnico em Fruticultura, foi ofertado no processo seletivo que ocorreu neste semestre o Curso Técnico em Agronegócio.

Para Christiano Nascif, as iniciativas trazem mais oportunidades para os jovens da região, com uma pegada empreendedora, inovadora e moderna, de olho na empregabilidade e na sucessão familiar. “Um dos desafios do sistema FAEMG é manter e motivar a sucessão familiar no campo, e, com o curso e o Laboratório, nós vamos, junto com a UFV, apoiar startups, extensionistas, produtores e pesquisadores”. Nascif mencionou, ainda, o orgulho pela parceria com uma instituição de excelência, como a UFV. “Essas parcerias vão deixar um legado marcante para a sociedade, no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, na promoção de novos negócios e, ainda, em aproximar o mercado da academia. Não há dúvidas que o resultado de tudo isso será um sucesso”, concluiu.

Trabalho de relevância

O reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demetrius David da Silva, lembrou do potencial do CenTev de transformar toda a região da Zona da Mata e classificou o Sistema FAEMG como "parceiro de extrema relevância para a UFV" e ressaltou a contribuição da entidade para o fomento das ações acadêmicas, mas, sobretudo, a oferta de técnicas profissionais para certificação e qualificação do homem do campo com ações de Formação Profissional Rural e Promoção Social. O reitor falou, ainda, da importância de oferecer capacitação aos jovens do meio rural: “isso é fundamental, pois a tecnologia no campo chegou para ficar e quem não estiver preparado ficará excluído deste mercado de trabalho tão importante para o Brasil e para o mundo”.

“Acredito muito no trabalho que estamos realizando conjuntamente e na sua relevância para o meio rural. Firmamos mais uma oferta de ensino hibrido, o Curso Técnico em Agronegócio, com início das atividades no primeiro semestre de 2022. Quanto ao Laboratório AGRO 4.0, contará com equipamentos que abarquem uma estrutura condizente aos conceitos de empreendedorismo, inovação e tecnologia, abarcando novos conhecimentos que, somados aos conteúdos originais da formação técnica, irão possibilitar expandir e solidificar as ações do agronegócio”, disse a gerente de Educação Formal do Sistema FAEMG, Tércia Almeida.

“Gol de placa”

"Essa é uma parceria inédita e inovadora, que, com certeza, nos próximos anos trará grandes resultados com formação para jovens e adolescentes em tecnologia voltada para o agro, e a criação e desenvolvimento de novos produtos e novas empresas de base tecnológica - tudo isso num ambiente privilegiado de empreendedorismo e inovação, que é o parque tecnológico. Entendo que esse foi um grande 'gol de placa' e, nesse sentido, o nosso mais profundo agradecimento ao Sistema FAEMG, que tem sido um grande parceiro nesses projetos. Agora é trabalhar para que possamos colocar esse acordo de cooperação na nossa realidade", disse Adriana Faria, diretora executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ).

Também participaram da solenidade virtual a vice-reitora e presidente do Conselho de Administração do CenTev, Rejane Nascentes; o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional da UFV, Claudinei Heleno da Silva; e o gerente regional do Sistema FAEMG em Viçosa, Marcos Reis.