Produtores rurais de diferentes municípios de Minas Gerais começaram a receber 1.357 t de calcário adquirido de forma coletiva pelo Programa Compra Estratégica. A negociação é feita pelo Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), com apoio dos sindicatos rurais. No total, esta compra deve movimentar mais de R$ 400 mil.
Na região de Barbacena, no Campo das Vertentes, a estimativa é que até o mês que vem sejam entregues quase 300 toneladas de calcário, produto usado para correção do solo. A produtora Isabela Salles, da cidade de Antônio Carlos, já recebeu uma carga e diz que a compra foi muito vantajosa e vai agilizar o plantio. “Agora a gente vai corrigir de 35 a 40 hectares de terra para plantar milho e silagem de milho”, conta Isabela.
No Leste do estado, as primeiras aquisições começaram a chegar e, entre os beneficiados, está Mírio Pedro Marques, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São João Evangelista, que adquiriu 28 toneladas de calcário. Para ele, o programa representa uma oportunidade concreta de ganhos para os produtores da região. “A compra coletiva garante preços mais acessíveis e condições melhores para todos. É uma ferramenta que traz economia e eficiência, fortalecendo nossos produtores e o sindicato”, destacou.
Outros dois produtores da comunidade de Cantagalo, extensão de base do Sindicato Rural de São João Evangelista, também receberam insumos, totalizando 36 toneladas de calcário.