Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Carta aberta do Sistema Faemg

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
29/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Carta aberta à população

A história do Agronegócio e o fruto do trabalho do Produtor Rural na vida do brasileiro começam minutos depois do seu nascimento. Quando você chegou aos braços de sua mãe, eu estava presente no tecido que te aqueceu. Enquanto seus pais vivenciavam o mais importante momento de suas vidas, segui bem próximo dali, no café que seus avós tomaram e no pão de queijo que saborearam enquanto aguardavam para te conhecer.

No período em que o leite materno foi seu alimento exclusivo, me fiz presente nos cosméticos usados em seu banho, na toalha já preparada para te enxugar, nas roupas que você usou e no berço que te abrigou e te protegeu.

Os anos foram passando e com eles nossa relação se fortaleceu ainda mais. Fui eu quem adubei e cuidei da terra que fez produzir a primeira fruta que você comeu. Pouco tempo depois mais uma novidade, você experimentou legumes, arroz, feijão e carne.

À medida em que você foi crescendo, percebeu que eu ainda tinha muito a te oferecer. Para fazer o primeiro brigadeiro que você saboreou, produzi o leite e o cacau. Você começou a explorar tudo à sua volta e, para te amparar nos primeiros passos, me fiz presente nos móveis que te serviram de apoio.

Quando você foi para a escola, o resultado do meu trabalho passou a ser, cuidadosamente, colocado em sua lancheira. Também fui o responsável pela matéria-prima utilizada para produzir a folha e o lápis que você usou em sua primeira obra de arte.

E tudo isso foi comemorado. Por vezes, nos churrascos que tanto amamos ou com aquela tradicional comida de boteco; em outras, nos almoços, jantares e festivais gastronômicos.

Agora que você cresceu, segue celebrando com seus amigos. Em alguns momentos, brindando com cerveja, vinho, gin ou caipirinha. Em outros, com suco ou café.

Como vivemos um momento de farta oferta de (des)informação e considerando que seguiremos juntos até o fim, senti necessidade de lhe escrever para dizer que escolhi como propósito de vida trabalhar para te alimentar, te vestir, te abrigar, te locomover. Para cuidar de você, incondicionalmente a todo o momento.

Minha responsabilidade para assegurar que nada lhe falte é enorme. E é justamente daí que vem a minha força, o meu comprometimento e a minha ética. Com você e com outras milhares de pessoas em todo o mundo.

Em Minas Gerais, eu e os outros colegas - lembrando que mais de 90% deste grupo é formado por pequenos produtores - movimentamos R$ 177 bilhões em 2021, o equivalente a 7,45% do PIB do agronegócio do Brasil. No mesmo ano, exportamos US$ 10,5 bilhões para 176 países. E a interpretação desses dados vai muito além das cifras. Eles representam geração de emprego e renda, desenvolvimento e oportunidades para a nossa população.

Produzir com sustentabilidade é questão de sobrevivência e garantia de perpetuação da minha atividade. Portanto, ninguém respeita mais o meio ambiente do que eu e posso provar: o Brasil é um dos maiores produtores de alimento do mundo e mantém 66,3% do seu território preservado.

Tenho muito orgulho em fazer parte de um dos mais importantes e necessários setores do estado, do Brasil e do mundo. O resultado do meu trabalho é reconhecido pela importância fundamental para a segurança alimentar do planeta.

Me fiz e continuarei me fazendo presente em sua vida, graças ao AGRONEGÓCIO. Por isso, apoio quem me apoia.

Repito, seguiremos juntos. Até o fim!

Produtor Rural do Estado de Minas Gerais Sistema Faemg. O agro passa por aqui!

Faça o download da carta aqui e divulgue!