Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

'Agro Nas Escolas' incentiva sucessão familiar e novas tecnologias

SUSTENTABILIDADE
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
01/08/2022 . SINDICATOS, SENAR

O Projeto Agro Nas Escolas, iniciativa das técnicas de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Brenda Matos e Dannúbia Marques, foi concretizada pela EXPOAGRI APERAM e saiu do papel para as salas de aula. Alunos de sete instituições de ensino formaram grupos que irão apresentar, nas feiras de Ciências de cada escola, novas tecnologias sustentáveis e aplicáveis no agronegócio da região. O Sistema FAEMG apoia o projeto e oferecerá prêmios para os três primeiros classificados.

Além disso, os estudantes irão expôr as propostas de inovação na EXPOAGRI APERAM, em setembro, em Itamarandiba. "Não poderíamos deixar de prestigiar um projeto tão interessante, que, além de apresentar novidades aos produtores da região, começa a inserir os adolescentes no cenário do agro", disse o gerente regional em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.

  

"Precisamos trazer a atenção dos alunos para o agro, trabalhar a sucessão familiar e termos filhos mais eficientes para continuar os nossos negócios no meio rural. Além disso, é necessário também pensar na sucessão de técnicos que gostem do trabalho e vistam a camisa do agronegócio", completou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), Valdivino Gandra.

De acordo com Brenda, a intenção do projeto é também estimular o interesse pelo negócio no campo. "O Agro Nas Escolas pretende despertar os alunos sobre a importância do agronegócio para a nossa cidade e país".

  

"É uma grande oportunidade para o aluno conhecer mais sobre o agronegócio e as atividades agrícolas e pecuárias da região em que vive, além de desenvolver habilidades como leitura, relações interpessoais e interpretação", enfatizou a diretora da Escola Estadual Maria Raimunda Andrade Neves, Cléia Capristano.

O tema da 1ªedição do Agro Nas Escolas é "Sustentabilidade". Segundo as idealizadoras, a intenção é expandir o projeto para outras cidades da região, fazendo com que os alunos busquem conhecimento, tragam inovações sustentáveis e economicamente viáveis para serem apresentadas aos produtores rurais.