Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema FAEMG palestra e lança programa na Megacana

CANA-DE-AÇÚCAR
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
12/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O painel técnico do Sistema FAEMG na Megacana Tech Show Brasil, na quinta-feira (11), em Campo Florido, teve como convidado o especialista em economia agrícola e fundador da Datagro, Plínio Nastari. Anunciado pelo presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, Nastari falou sobre o potencial e o valor da bioenergia na transição energética. “No Brasil, com a cana-de-açúcar, estamos caminhando para aproveitar quase tudo. Mas ainda temos muito a caminhar para utilizar toda esta energia. É isto que nos move”, afirmou.

Especialista Plínio Nastari foi o convidado do painel do Sistema FAEMG

Ele destacou que, infelizmente, o país não utiliza bem toda esta energia, lembrando que esta cultura tem a capacidade de transformar biomassa em energia útil. Exemplificou que uma tonelada métrica de cana-de-açúcar corresponde a 1,2 barril de petróleo. Nastari destacou as rotas de diversificação nesta cadeia produtiva e abordou as perspectivas de expansão do etanol no mundo.

“O Brasil tem potencial para aumentar a produção em 225 milhões de toneladas. Isso tudo é possível sem afetar a produção de alimentos”, ressaltou. Como exemplo, ele citou a recuperação de solos degradados, com potencial de 15 a 20 milhões de hectares no país, o que poderia aumentar a produção em 190 milhões de toneladas. Nastari também falou sobre a sustentabilidade do setor, a transversalidade com outros segmentos e a necessidade de integração entre as cadeias produtivas.

Presidente Antônio de Salvo na abertura do painel técnico

O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, destacou que participar de eventos como a Megacana é importante para retomar a aproximação com o setor. “Além da geração de emprego e da economia no estado, este é um dos setores que tem maior participação de arrecadação para o Sistema. Nossa aproximação com as indústrias sucroenergéticas também estreita o relacionamento com os produtores de cana-de-açúcar e com os sindicatos rurais daquelas regiões onde a cadeia é o componente mais importante da economia agrícola”, afirmou.

Os vice-presidentes do Sistema FAEMG, Renato Laguardia e Márcio Guapo, também estiveram presentes no evento. Guapo foi um dos homenageados na entrega do Troféu Megacana. O painel técnico também contou com a participação do gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, que abordou o trabalho promovido pela entidade na região do Triângulo Mineiro.

Presidente Antônio de Salvo, vice-presidente Márcio Guapo e o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, recebendo o deputado federal Franco Cartafina, os deputados estaduais Antônio Arantes e Heli Grilo e o ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberaba, Paulo Piau

Produtor Responsável

Durante o painel, a Sistema FAEMG lançou o programa Produtor Responsável. As informações foram repassadas durante o painel técnico do Sistema FAEMG, que fez parte da programação do evento. O piloto do programa, que vai auxiliar o produtor no cumprimento de suas responsabilidades socioambientais, foi desenvolvido na cadeia da cana-de-açúcar em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).

 

O presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, falou da importância de desenvolver ações em conjunto com o setor sucroenergético e anunciou que 100% da frota da entidade será abastecida com álcool. “Vamos também incentivar nossos colaboradores para que priorizem o álcool, que é o combustível do agro”, afirmou. Salvo destacou o papel do Sistema FAEMG e o compromisso de ampliar a atuação no interior do estado.  

A analista de Agronegócio do Sistema FAEMG, Ana Carolina Gomes, apresentou os detalhes do programa. Ele foi desenvolvido para auxiliar o produtor rural na melhoria da gestão da sua propriedade no que se refere aos cumprimentos das normativas trabalhistas e ambientais, evitando autuações e multas desnecessárias em questões socioambientais. Além disso, a intenção é estimular a adoção de boas práticas pelos produtores de cana-de-açúcar, promovendo a sustentabilidade no campo, que consiste em se atingir resultados econômicos satisfatórios, com o respeito ao ambiente e aos direitos humanos.

Ana Carolina Gomes fala sobre o lançamento do programa Produtor Responsável

“Vamos fazer uma avaliação diagnóstica trabalhista, social e ambiental da propriedade e, após a verificação do que precisa ser corrigido, faremos as capacitações e visitas técnicas para orientar o produtor”, explicou Gomes. Ela anunciou aos participantes a divulgação da cartilha “Boas práticas para a cultura de cana-de-açúcar”, elaborada em parceria com a Siamig e que está disponível no site do Sistema FAEMG.

Gerente regional Caio Oliveira fala sobre as ações do Sistema na Megacana

O material traz detalhes do programa Produtor Responsável e ainda dicas trabalhistas, com informações sobre contrato e jornada de trabalho, transporte de trabalhadores, remuneração, alojamentos, entre outras orientações relevantes ao produtor rural. Posteriormente, a expectativa é expandir o programa para outras cadeias.

Megacana

A Megacana Tech Show Brasil, considerada uma das maiores feiras do setor sucroenergético do país, é uma promoção da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) e da Associação dos Produtores de Cana de Campo Florido (Canacampo). A programação incluiu visitas ao Centro de Aprendizagem, Difusão e Inovação - CADI com empresas expositoras, os painéis Tarde dos Produtores, Mulheres do Agro, Mobilidade, Tradings, a tradicional Homenagem Megacana e ainda as palestras com o jogador Dunga e o comentarista Caio Coppolla.

Presidente Antônio de Salvo com os vice-presidentes Renato Laguardia e Márcio Guapo e o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif

A abertura do evento foi realizada pelos presidentes da Siamig e da Canacampo, Mário Campos e Daine Frangiosi, e pelos prefeitos Renato Soares de Freitas, de Campo Florido; Airton Alves, de Pirajuba; e Elisa Araújo, de Uberaba.

Autoridades e produtores visitam estande do Sistema FAEMG