Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


CT de Cana participa de eventos estratégicos para o setor

CANA-DE-AÇÚCAR
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
03/04/2025 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

A Comissão Técnica de Cana-de-açúcar da Faemg está participando, nesta semana, de atividades importantes para o setor em Brasília: reunião da comissão técnica nacional, Cana Summit e reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.

No Cana Summit, promovido pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), o presidente da Comissão Técnica da Cana-de-açúcar da Faemg, Carlos Márcio Guapo, também vice-presidente da Faemg, destacou o networking entre canavicultores de todo o país e as discussões sobre cenário econômico, políticas públicas e tendências do setor e do mercado.

“É muito importante este contato entre os produtores. O evento discute o futuro do setor e estamos participando para levar novas informações para Minas Gerais, que é o segundo maior produtor de cana do país”, complementou.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também participou do evento. O vice-presidente da CNA, José Mario Schreiner, conduziu o primeiro painel do dia, com o tema “Principais ações dos governos estaduais ao produtor de cana”, que contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Carlos Márcio Guapo e Romeu Zema no Cana Summit, em Brasília

PL isenta canavieiro de pagar cultivares

Ainda em Brasília, estiveram na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado para acompanhar a votação sobre o Projeto de Lei (PL 404/18), que trata do desenvolvimento de novas cultivares de cana. O PL inclui a isenção do pagamento de royalty de cana para produtores com até 150 hectares de lavoura. “Isso é uma conquista para o produtor”, afirmou Guapo.