Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema FAEMG e IMA promovem seminário de Defesa Agropecuária

EXPOZEBU
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
03/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Veja todas as fotos do Sistema FAEMG na ExpoZebu aqui!

O Seminário de Defesa Agropecuária Integrada, promovido em parceria entre o Sistema FAEMG e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, movimentou a programação da 87ª ExpoZebu nesta terça-feira (3), em Uberaba. O evento reuniu mais de 120 participantes, entre técnicos de campo, instrutores, profissionais autônomos e representantes de entidades. O objetivo foi instruir esse público sobre as ações de vigilância sanitária que podem ser desenvolvidas durante suas atividades, bem como sobre requisitos legais e normativos que devem ser cumpridos, de forma que eles possam orientar os produtores rurais.

 

A abertura contou com as presenças do presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, do diretor geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes, e do auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fábio Lacerda.

Antônio de Salvo destacou a luta de mais de 60 anos para alcançar o status de suspensão da vacinação contra a febre aftosa, o que considera que será um green card para o Brasil, trazendo confiabilidade sanitária. “Mas não vamos afrouxar na nossa defesa. O Sistema vai continuar fazendo o nosso trabalho junto com o SENAR. Temos 500 técnicos de campo espalhados pelo estado, que serão orientados a fazer um acompanhamento preventivo e identificar eventuais problemas. Precisamos continuar exportando e dar a mensagem para o mundo de que a nossa carne tem garantia de sanidade”, afirmou.

 

A suspensão da vacinação contra febre aftosa a partir de novembro em seis estados, incluindo Minas Gerais, e no Distrito Federal, foi feita pelo MAPA durante a abertura da ExpoZebu, no último sábado (30). O presidente da ABCZ, Rivaldo Borges, também comemorou a conquista e parabenizou o IMA e demais órgãos envolvidos, lembrando que “o produtor fez o dever de casa”.

O secretário estadual de Agricultura, Thales Fernandes, destacou que a responsabilidade aumenta mais. “Vamos ter que fazer uma vigilância ativa. Este seminário é exatamente para ter esta convergência e todos falarem a mesma língua. Quem está no dia a dia do campo tem que estar alinhado. Isso é importante para mostrar que em Minas as coisas estão funcionando, valorizando o produtor rural e com o estado e a iniciativa privada de mãos dadas, trabalhando em sintonia”, afirmou. 

 

Programação técnica

O seminário abordou temas como Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal, Inspeção de Produtos de Origem Animal e Meio Ambiente. Entre os palestrantes, além dos técnicos do IMA, participaram pelo Sistema FAEMG o analista de Sustentabilidade, Guilherme Oliveira, falando sobre “Noções básicas de meio ambiente para minimizar riscos ao produtor”, e o superintendente técnico Altino Rodrigues, fazendo uma apresentação institucional.

Também estiveram presentes o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, os vice-presidentes Renato Laguardia e Weber Bernardes, o gerente regional Caio Oliveira, os gerentes Liziana Rodrigues (Formação Profissional Rural e Promoção Social) e Bruno Rocha (Assistência Técnica e Gerencial), além de técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG e instrutores do Sistema FAEMG.

Esta foi a segunda edição do Seminário, sendo a primeira no interior do estado. As próximas edições serão nos municípios de Janaúba, no dia 2 de junho, e Teófilo Otoni, em 23 de junho. O evento foi realizado no Salão Nobre da ABCZ e contou com o apoio do MAPA e da ABCZ.