Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


SIC sedia reunião do Conseagri

UNIÃO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
21/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Encontro marca a reativação do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura e consolida o estado como protagonista nas pautas do setor agropecuário nacional

 

Encontro contou com a participação de secretários de agricultura de dez estados e do Distrito Federal

A Semana Internacional do Café sediou, nesta quinta-feira (21/11), a reunião para a reativação do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri). O encontro contou com a participação de secretários de agricultura de dez estados e do Distrito Federal com o intuito de debater temas estratégicos para o futuro do setor. Durante a abertura, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a relevância do agro para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado.

“Vejo como altamente positiva a iniciativa de reativar o Conseagri, vamos ter muitos ganhos para essa potência brasileira que é o agro. Sei que existem demandas distintas nos estados, mas temos pautas únicas que podem ser discutidas. O agro tem sido estratégico em meu governo, assim como os setores de indústria e comércio. O governo não faz nada que afeta o setor produtivo sem ter a participação de suas respectivas federações, é um trabalho em conjunto”, destacou o governador.

“Aqui em Minas temos acesso ao Governo, graças à Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, o que faz com que os produtores se sintam acolhidos e com uma sensação de pertencimento. Minha sugestão é que essa proximidade seja replicada em outros estados, fortalecendo a relação entre as federações, as secretarias de agricultura e os governos estaduais. Isso é fundamental para dar voz e vez aos produtores, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e valorizadas”, destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Conseagri

Conseagri promove a troca de experiências entre secretarias e discussão de políticas para fortalecer o agro 

O Conseagri visa promover a troca de experiências entre secretarias, fomentar a discussão de políticas e a modernização da legislação para o setor agropecuário. O atual presidente do conselho é o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Moraes Saldanha. "Estamos aqui com o objetivo de reunir o maior número de secretários nesta importante feira, que demonstra a força e a relevância do café em Minas Gerais”, disse.

Ele reforçou a necessidade de Brasília ouvir o setor com mais celeridade e responsabilidade. “Muitas vezes, o que acontece no Congresso Nacional impacta diretamente quem está no campo produzindo. É fundamental estreitarmos o diálogo, garantindo que as pautas sejam discutidas de forma produtiva e alinhada com os interesses do setor”. 

Fortalecimento

A reativação do Conseagri é vista como um marco para o fortalecimento do agro brasileiro. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, explica que é muito significativo Minas sediar essa reunião, dada a importância do agro no estado e o porte da SIC. "O conselho busca atuar em conjunto para estarmos mais próximos, trocar experiências e trabalharmos pautas conjuntas, principalmente alinhadas com o Ministério de Agricultura. Temos um diálogo muito bom com os ministérios, mas queremos nos aproximar ainda mais para enfrentar desafios como as mudanças climáticas".

A reunião contou com a presença dos deputados Domingos Sávio, Raul Belém e Antônio Carlos Arantes, que reforçaram a importância de integrar os esforços entre governo, legislativo e o setor produtivo para impulsionar a agricultura e atender às demandas do meio rural, além do diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antonio Carlos de Moraes, e diretor presidente da Emater, Otávio Maia.

Presidente Antônio de Salvo ao lado do governador Romeu Zema, do secretário Thales Fernandes, do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, e do vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia