Encontro marca a reativação do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura e consolida o estado como protagonista nas pautas do setor agropecuário nacional
A Semana Internacional do Café sediou, nesta quinta-feira (21/11), a reunião para a reativação do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri). O encontro contou com a participação de secretários de agricultura de dez estados e do Distrito Federal com o intuito de debater temas estratégicos para o futuro do setor. Durante a abertura, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a relevância do agro para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado.
“Vejo como altamente positiva a iniciativa de reativar o Conseagri, vamos ter muitos ganhos para essa potência brasileira que é o agro. Sei que existem demandas distintas nos estados, mas temos pautas únicas que podem ser discutidas. O agro tem sido estratégico em meu governo, assim como os setores de indústria e comércio. O governo não faz nada que afeta o setor produtivo sem ter a participação de suas respectivas federações, é um trabalho em conjunto”, destacou o governador.
“Aqui em Minas temos acesso ao Governo, graças à Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, o que faz com que os produtores se sintam acolhidos e com uma sensação de pertencimento. Minha sugestão é que essa proximidade seja replicada em outros estados, fortalecendo a relação entre as federações, as secretarias de agricultura e os governos estaduais. Isso é fundamental para dar voz e vez aos produtores, garantindo que suas demandas sejam ouvidas e valorizadas”, destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Conseagri
O Conseagri visa promover a troca de experiências entre secretarias, fomentar a discussão de políticas e a modernização da legislação para o setor agropecuário. O atual presidente do conselho é o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Moraes Saldanha. "Estamos aqui com o objetivo de reunir o maior número de secretários nesta importante feira, que demonstra a força e a relevância do café em Minas Gerais”, disse.
Ele reforçou a necessidade de Brasília ouvir o setor com mais celeridade e responsabilidade. “Muitas vezes, o que acontece no Congresso Nacional impacta diretamente quem está no campo produzindo. É fundamental estreitarmos o diálogo, garantindo que as pautas sejam discutidas de forma produtiva e alinhada com os interesses do setor”.
Fortalecimento
A reativação do Conseagri é vista como um marco para o fortalecimento do agro brasileiro. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, explica que é muito significativo Minas sediar essa reunião, dada a importância do agro no estado e o porte da SIC. "O conselho busca atuar em conjunto para estarmos mais próximos, trocar experiências e trabalharmos pautas conjuntas, principalmente alinhadas com o Ministério de Agricultura. Temos um diálogo muito bom com os ministérios, mas queremos nos aproximar ainda mais para enfrentar desafios como as mudanças climáticas".
A reunião contou com a presença dos deputados Domingos Sávio, Raul Belém e Antônio Carlos Arantes, que reforçaram a importância de integrar os esforços entre governo, legislativo e o setor produtivo para impulsionar a agricultura e atender às demandas do meio rural, além do diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antonio Carlos de Moraes, e diretor presidente da Emater, Otávio Maia.