Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Produtor compra Hilux 0km com ajuda do ATeG Café+Forte

ATEG CAFÉ + FORTE
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA
26/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Trabalho, dedicação e desenvolvimento. Foi com essa fórmula e a ajuda do Programa de Assistência Técnica e Gerencial/ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg, que o produtor Édio Alves Pereira, do município de Eugenópolis, realizou o sonho de comprar uma caminhonete Hilux nova.

“Não tem preço saber que essa vitória é fruto do nosso suor. Eu e minha esposa estamos muito felizes”, comentou o produtor casado com Denizia Alves Dias Pereira, que também se dedica ao trabalho na propriedade. 

Reconhecimento

 Para buscar o novo veículo na concessionária, o cafeicultor foi acompanhado pelo técnico de campo Welison Oliveira. “Você faz parte dessa conquista”, reconheceu Édio ao convidá-lo para participar da concretização do sonho.

A Hillux é fruto de muito trabalho e dos resultados do ATeG Café  + Forte  na propriedade do Édio

 “Com o ATeG, a gente une o conhecimento do Welison à minha prática e experiência e tudo fica bem melhor. Fazer análise de solo, por exemplo, virou um hábito e com isso a gente não joga dinheiro fora com adubação e dá para a planta só o que ela necessita”.

 Seguindo as orientações do técnico, Édio transformou a sua lavoura e construiu um caminho de sucesso.

Édio seguiu todos os ensinamentos do ATeG Café + Forte e os resultados vieram 

 

Aumento na produção

 A diminuição do custo de produção foi um dos fatores que contribuíram para a compra da caminhonete nova. O trabalho em campo garantiu um aumento na produção de sacas por hectare de cerca de 35, na última safra, para 42,74 este ano. O lucro por saca foi de R$803,12.

 “Mesmo com os problemas climáticos que prejudicaram a lavoura, conseguimos colher mais de 150 sacas. Estamos conseguindo manter um equilíbrio na produção que antes do ATeG a gente não tinha”, contou Édio.

 As lições sobre gestão e o preço do produto no mercado também foram fundamentais para essa conquista. “Eu não contabilizava nada, mas quando a gente começa a anotar e fazer as contas, vê que dá para pensar mais à frente e realizar”, concluiu o cafeicultor.

 Bons resultados

 O gerente do Sistema Faemg em Viçosa, Marcos Reis, destacou que este é um exemplo de produtor que fez um bom planejamento financeiro, com auxílio do ATeG, e conseguiu comprar o carro novo sem ficar descapitalizado.

“Inovação e resultado para nós é sustentabilidade financeira. Dinheiro no bolso mostra que o produtor está conseguindo agregar valor, rentabilizar a sua atividade e melhorar de vida. É uma satisfação enorme para nós ver que o técnico está desempenhando um excelente trabalho, está transformando a vida do produtor, e mais que isso, o produtor está demonstrando reconhecimento e gratidão pelo trabalho do técnico e do programa ATeG”.

 “É emocionante ver o produtor realizar um sonho e saber que pude ajudar. Isso é uma motivação imensa e me deixa cada vez mais apaixonado pela profissão. Quanto mais produtores atendidos realizarem os seus sonhos, mais satisfação será para mim. Digo a eles que estamos em constante melhora e espero que conquistem muitos sonhos ainda”, declarou Welison Oliveira, técnico de campo ATeG Café+Forte em Eugenópolis.