Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Capacitação técnica é destaque no último dia da SIC

ATEG CAFÉ + FORTE
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
07/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Sistema Faemg Senar promoveu, no início do último dia da Semana Internacional do Café (SIC), o Encontro Técnico do ATeG Café+Forte 2025, que reuniu técnicos de campo, supervisores e consultores que atuam na assistência a produtores de café em Minas Gerais. A programação teve como foco a capacitação, troca de experiências e planejamento técnico.

Durante a abertura do encontro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a relevância da cafeicultura para a economia mineira e reconheceu o trabalho do Sistema Faemg Senar em prol do desenvolvimento do setor. Ele ressaltou que o agronegócio mineiro tem se destacado no cenário nacional, impulsionado principalmente pelo café, e elogiou o papel dos técnicos que atuam junto aos produtores.

“É uma felicidade participar de mais uma Semana Internacional do Café e reconhecer o trabalho da Faemg em prol da cafeicultura. Minas Gerais hoje é referência mundial, não apenas pela quantidade, mas pela qualidade do que produz. O trabalho dos técnicos é fundamental: são eles que orientam os cafeicultores, ajudam a evitar custos desnecessários e aumentam a produtividade e a renda. Um produtor com boa rentabilidade investe mais, aprimora sua produção e mostra para o Brasil e para o mundo que o café mineiro é insuperável”, afirmou Zema.

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, na cerimônia de  abertura do encontro

Também durante a cerimônia, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou a parceria com o governo de Minas e o papel da política pública para o fortalecimento do agronegócio no estado. Ele também ressaltou o compromisso do Sistema em continuar transformando a vida dos produtores rurais.

“Tivemos uma grande evolução no agro mineiro, fruto de um governo que ouve, participa e caminha junto com o setor. Por muito tempo, o campo não entendeu o quanto a política interfere diretamente no nosso dia a dia, e hoje vemos a importância dessa participação. Minas se destaca em várias cadeias produtivas, e o nosso compromisso é seguir transformando vidas, ampliando oportunidades e garantindo renda no campo. O Sistema Faemg Senar vai continuar trabalhando para que o produtor mineiro produza mais, melhor e com orgulho do que faz”, afirmou.

A programação do encontro incluiu palestras sobre temas estratégicos para a cafeicultura, como boas práticas trabalhistas e valorização do trabalho rural, fertilidade do solo, tecnologias em nutrição e manejo, desafios e oportunidades na cafeicultura de montanha e inovação em fertilizantes. Entre os palestrantes, participaram Alexandre Scarpelli, Kaio Gonçalves de Lima (Dr. Solo), Éberton Vilela, Rodrigo Moreira Albano (Cooxupé), Marco Antonio Ruiz Sant’Ana e Benedito Roberto Staut.

O encontro com os técnicos de campo do Sistema Faemg Senar é o resultado do trabalho e da valorização da formação e do aperfeiçoamento dos profissionais que levam o conhecimento e os resultados das ações diretamente aos produtores rurais. Investir na qualificação dessa equipe é garantir que as inovações, as boas práticas e as estratégias de gestão cheguem de forma eficaz ao campo, fortalecendo toda a cadeia produtiva e gerando impactos reais na produtividade, na sustentabilidade e na qualidade de vida das famílias atendidas.

O técnico de campo Mário Pechera, que atua na região de Espera Feliz, pertencente à Regional de Viçosa, destaca como as capacitações contribuem para melhorar o trabalho técnico e o resultado nas propriedades rurais. “A qualificação aprimora muito a qualidade da entrega dos profissionais em relação à assistência. Temos participado de diversas capacitações e isso não só melhora o desempenho de nós técnicos, mas também dos produtores que atendemos, que passam a entender a importância de realizar as atividades no momento certo. No fim, o resultado é um produtor mais eficiente, com melhor produtividade, qualidade de vida e redução de custos”, explica Pechera.

O encontro reuniu técnicos de campo, supervisores e consultores

Resultados e números do programa

O ATeG Café+Forte integra o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, iniciado em 2016 em Minas Gerais. A metodologia oferece acompanhamento mensal a pequenos e médios produtores, com foco em gestão eficiente da propriedade e aprimoramento produtivo. Para a cafeicultura, o atendimento tem duração de até quatro anos, considerando a bienalidade da cultura.

Mais do que compartilhar resultados e números, o encontro reforça o compromisso do Sistema Faemg Senar com a atualização constante dos profissionais que levam o conhecimento técnico até o campo. É essa qualificação contínua que garante o alinhamento das equipes e a melhoria dos serviços prestados aos produtores rurais.

Segundo o gerente do ATeG, Wender Guedes, momentos como esse são fundamentais para fortalecer o trabalho de quem está na ponta e assegurar que as informações cheguem com qualidade e aplicabilidade às propriedades.

“A qualificação e a atualização dos técnicos são essenciais, porque é lá na ponta, junto ao produtor, que o resultado acontece. Essa é a essência do Sistema Faemg Senar: capacitação constante. Uma equipe alinhada tem um bom direcionamento e leva ao produtor rural informações atualizadas, que melhoram seus números, a rentabilidade, a qualidade de vida e o bem-estar da sua família”, destacou.

Atualmente, o programa conta com uma equipe altamente qualificada, sendo 77% formada por engenheiros agrônomos, e está presente em todas as dez regionais do Sistema Faemg Senar. Desde o início da atuação, já foram realizadas mais de 273 mil visitas a 9.238 propriedades rurais. No momento, 5.070 produtores estão em atendimento ativo, e mais 27 grupos devem ser iniciados até o final de 2025.

Entre os resultados alcançados pelos produtores acompanhados, destaca-se uma redução média de 40,34% no Custo Operacional Efetivo (COE) e um aumento de 28,19% na produtividade. Desde o início do programa, mais de 9.500 cafeicultores já foram atendidos, e atualmente a cafeicultura representa 33% do total de assistidos no ATeG, sendo a segunda cadeia com maior número de produtores contemplados.