Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Presidentes de Sindicatos em debate com o presidente do Sistema Faemg Senar

SINDICATOS
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
08/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Abertura do debate com o presidente da Faemg

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, falou sobre o cenário político, produção agropecuária e as ações do Sistema Faemg Senar, em 2022, para presidentes de sindicatos rurais do Centro-Oeste, Sul e Sudoeste de Minas, atendidos pela Regional de Passos. O evento aconteceu na quarta-feira (07/12), durante Encontro de Presidentes, realizado na sede do Sindicato Rural de Passos. 

O debate reuniu produtores rurais, representantes da Emater, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), o prefeito de Passos, Diego Oliveira, o secretário de meio ambiente, agropecuária e abastecimento, Sebastião Domingos, e técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Pelo Sistema, o gerente da Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho e o assessor especial da Diretoria, Antônio Álvares, o Toninho de Pompéu. Esse foi mais um momento de ouvir os produtores rurais dentro da proposta da diretoria em ser ‘mais interior e menos BH’.

Toninho de Pompéu, que visitou vários sindicatos de Minas, ressaltou a dimensão do estado e as diferenças regionais. “Nas nossas visitas ao interior, conhecemos a situação dos sindicatos e fizemos um diagnóstico dessas entidades a fim de pensar nas ações possíveis de apoio ao setor, que iremos desenvolver em 2023”.

Antônio Pitangui de Salvo fala para produtores rurais em Passos

Debate

No debate, o presidente do Sistema Faemg Senar detalhou ações do projeto Redescobrir, que levou os líderes sindicais a conhecerem a entidade e destacou a organização de trabalhos e o crescimento do Senar. “O Senar existe porque existe um Sistema, existe um Sindicato Rural, existe um produtor rural e o nosso objetivo principal é transformar a vida de nossos produtores”. 

Sobre as contribuições do setor e as conquistas de 2022, ele destaca a parte institucional e a formação profissional rural. “Basicamente temos a parte institucional trabalhando politicamente. Nós precisamos ter e temos um setor forte, mas esse setor precisa ser protegido, entendido e defendido. E na parte de atuação temos o Senar, que tem hoje mais de 20.000 produtores atendidos no programa de ATeG, nos seus diversos segmentos; mais de 110 mil na formação profissional rural e mais de 33 mil na promoção social. Estamos fazendo a nossa parte qualificando o produtor rural para que ele possa produzir de forma melhor e ter mais lucro nas suas atividades”.  

Assinatura do Termo de Comodato com Darlan Esper Kallas e Antônio Pitangui de Salvo

Depoimentos

O presidente do Sindicato Rural de Passos, Darlan Esper Kallas, destacou a esperança de novos tempos e a força dos produtores. “Venha o que vier, nós de mãos dadas venceremos”. Ele também ressaltou a responsabilidade em gerir o Sindicato e a importância em receber as lideranças regionais, especialmente, pela primeira vez, o presidente do Sistema Faemg Senar. “É da maior relevância esse encontro para o Sindicato, o produtor, o agronegócio e a cidade de Passos. Essas parcerias que acontecem, essa relação e afinidade, de negócios, tudo isso gera emprego e renda e nós estamos muito satisfeitos com essa reunião”.

O presidente do Sindicato de Guaxupé, Mário Guilherme Perocco Ribeiro do Vale, destacou as ações realizadas em 2022. “O Sistema Faemg Senar está fechando o ano muito bem, trazendo seus técnicos ao interior para conversarem com os presidentes de sindicatos e com o produtor rural. Essas informações relevantes nos auxiliam muito, nos municiam para conseguirmos fazer uma boa gestão. Com certeza, apesar de não sabermos como será o cenário político nacional no próximo ano, vamos iniciar 2023 trabalhando bem, mais próximos de todo Sistema. Espero que continuemos estreitando os laços para que nossos sindicatos e produtores rurais sejam fortalecidos”. 

Nova Sede

Durante o evento, o presidente do Sistema Faemg Senar e do Sindicato de Passos, assinaram contrato de comodato para a transferência do escritório da Regional para o Parque de Exposições. A reforma e a adaptação do espaço devem iniciar no próximo ano. Para o gerente da Regional, Rogger Miranda Coelho, esse é um momento histórico para as entidades e com a Regional no Parque de Exposições, a aproximação com o produtor rural será ainda maior. 

Atualização 

Durante parte do evento, os trabalhos foram conduzidos pela gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Liziana Rodrigues, a analista de suporte em TI Luiza Álvares Ferreira e a gerente pedagógica, Cristiane Trigueiro, que mostraram aos presidentes, o trabalho e a importância da mobilização e os novos procedimentos que serão adotados com a mudança de nomenclatura de Mobilizadores para Agentes de Desenvolvimento Rural.