Até cinco novos grupos do Programa ATeG devem ser iniciados em setembro nas cidades de Capela Nova, Carandaí e Santa Bárbara do Tugúrio. Em Capela Nova há expectativa de formação de três novos grupos, dois na cadeia do café e um na bovinocultura de leite. Em Santa Bárbara do Tugúrio e Carandaí, que já conta com um grupo de Olericultura, está sendo mobilizado um grupo do ATeG Balde Cheio.
Wander Magalhães, gerente regional do Sistema FAEMG em Juiz de Fora, fez a apresentação do ATeG nessas cidades e contou que se surpreendeu com o interesse dos produtores. “Tivemos três reuniões de sensibilização do ATeG. Em Capela Nova tivemos a presença de 117 produtores. Em Santa Bárbara do Tugúrio mais de 60 produtores compareceram e quase 30 em Carandaí”, disse ele. Os grupos estão em fase de mobilização e devem começar os trabalhos a partir de 15 de setembro.
A mobilizadora Ilma Bruno da Silva, da cidade de Conselheiro Lafaiete, foi quem organizou o encontro em Capela Nova. Por conta da grande adesão na reunião, ela ressaltou a possibilidade de abrir mais grupos. “Com certeza teremos pelo menos dois grupos, um ATeG Balde Cheio e um do ATeG Café+Forte, porém, pode ser que a gente consiga formar dois de café, devido a alta demanda. Temos um trabalho forte de mobilização pela frente, que deve incluir produtores de outras cidades próximas. Caso consiga encontrar número suficiente de produtores com o perfil, faremos dois grupos voltados para o café”, explicou.