Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Missão incluiu fazer queijos, provar iguarias e conhecer o agro de MG

CNA JOVEM
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE VARGINHA; JOÃO PEDRO BERNARDES, DE PASSOS
17/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Uma semana de imersão na cultura, gastronomia e agronegócios de Minas Gerais. Essa foi a programação da missão técnica dos vencedores da 5ª edição do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças para jovens do agronegócio de todo o Brasil no estado. O grupo passou pelas regionais de Passos e Varginha, acompanhados pela gerente da Mulher, Jovem e Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais.

Jovens no SinRural de Passos com Elder Maia, Silvana Novais e Rogger Coelho

A ida à regional de Passos contou com paradas em São Roque de Minas, no SinRural de Passos, e a fazendas de leite e de produção de frutas vermelhas. O gerente regional do Sistema Faemg em Passos, Rogger Coelho, seguiu com o grupo por todo o roteiro. Na regional de Varginha, a programação incluiu o Centro de Excelência em Cafeicultura, a Cooperativa Minasul e a Fazenda dos Tachos, junto ao gerente regional Caio Oliveira.

‘Mão na massa’ e encantamento

A viagem começou por São Roque de Minas, onde conheceram a Serra da Canastra com a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) e colocaram a ‘mão na massa’ para fazer queijos. Em seguida o grupo foi ao Sinrural de Passos, recepcionados pelo presidente da entidade, Elder Maia. “Esse programa é um trabalho excepcional da CNA e do Sistema Faemg. Essa troca de informações e experiencias entre os jovens de várias regiões é muito importante”, opinou.

Maria Carolina Bühler de Azeredo, representante do Rio Grande do Sul, se impressionou com a estrutura e a história do Sinrural de Passos. “No meu município temos associação e sindicato separados e ver que aqui tudo funciona junto e o produtor desce do carro e já resolve tudo que precisa no mesmo lugar, com certeza agrega muito”.

Participantes elogiaram a atuação do Sindicato

A jovem Paloma Machado, da Bahia, se disse encantada com o trabalho do Sindicato, com a estrutura e serviços oferecidos aos mais de mil associados. “Temos aqui o maior torneio leiteiro da região, leilões a cada 15 dias... é muito bonito ver o trabalho do sindicato para o fortalecimento dos produtores rurais e da região”, disse.

Na Fazenda Santa Luzia, do Grupo Cabo Verde, viram como funciona todo processo de produção de leite e, em Machado, visitaram a propriedade de Aliandro da Silva, agente de desenvolvimento rural do Sindicato local e produtor de frutas vermelhas. Por lá conheceram o plantio de amora e degustaram frutas e produtos como iogurte, sucos e geleias.

Imersão em Varginha

Na visita ao Centro de Excelência em Cafeicultura, em Varginha, os jovens conheceram as instalações de ponta e bateram um papo com especialistas em um ambiente de ensino e aprendizagem voltado para uma das principais cadeias do agronegócio mineiro e brasileiro.

O diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Barata, destacou a importância do agronegócio para o PIB brasileiro e a mudança de perspectiva dos jovens em relação ao futuro na agricultura. “A cafeicultura gera muitos empregos e proporciona um futuro promissor. Quando falamos do café, proporcionamos uma formação completa, desde a produção até o beneficiamento e a comercialização. Assim, os jovens podem trabalhar em todos os segmentos do setor”, explicou.

Visita ao Centro de Excelência em Cafeicultura

Em seguida, o grupo foi recebido na Cooperativa Minasul, considerada a segunda maior cooperativa exportadora de café no Brasil. Os jovens visitaram todas as instalações da cooperativa, degustaram vários cafés e entenderam suas diferenças de qualidade, tipo e perfil sensorial. Ainda aprenderam sobre a composição dos preços, o custo de produção, análise de mercado e mercado internacional.

A experiência continuou com uma visita à Fazenda dos Tachos, que tem uma grande tradição em cafés de qualidade e turismo rural. Os proprietários Maria José Vilela Rezende Bernardes (conhecida carinhosamente como Dona Zezinha) e Adelino Rezende conduziram a visita e mostraram, na prática, os processos envolvidos na produção de café. “Eles acompanharam todo o ciclo do café, desde o pé até a xícara, passando pela colheita, secagem, torra e embalagem. Foi uma alegria receber este grupo”, relatou Dona Zezinha.

Degustação de cafés da Minasul

Realização no agro

Igor Fernandes, de 30 anos, é engenheiro de produção e está se aproximando da cafeicultura. Ele e a noiva, Thaís Milane, possuem um projeto nas redes sociais (O casal do café), onde compartilham sua rotina na cafeicultura, dicas, receitas, processos de produção, entre outros assuntos. “Fomos até a final do CNA Jovem e estar aqui, nesta missão, começando pelo nosso estado, é muito especial. Quero, com essa experiência, trazer inovações para a nossa região e impulsionar o desenvolvimento local”, relatou Igor.

Bianca Kastembal, analista técnica do Sistema Faemg Senar da regional de Montes Claros, também é uma das finalistas do CNA Jovem. “Sou feliz e realizada no agro. Esta experiência está ampliando minha visão sobre o agronegócio e é muito gratificante ver que o trabalho do Senar Nacional chega de maneira tão eficiente aos produtores rurais”, compartilhou Bianca.

Bianca Kastembal
Igor e Thaís

Futuras lideranças percorrendo o Brasil

O grupo do CNA Jovem, com idades entre 22 e 30 anos, é composto por participantes de Minas Gerais, Roraima, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina. Durante 17 dias, eles estão percorrendo os estados de Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia para conhecer práticas, sistemas de produção, tecnologias e soluções criativas para os desafios do agro brasileiro.