Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mineiros são premiados como destaques de 2023

CNA JOVEM
ESCRITO POR CNA - ADAPTADO POR SISTEMA FAEMG
11/12/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) premiou, no domingo (10), durante o último encontro em Brasília, as 10 novas lideranças do agro que mais se destacaram na quinta edição do CNA Jovem. Dois jovens mineiros, Bianca Kastembal e Igor Fernandes, foram escolhidos como destaques individuais.

O foco do CNA Jovem está no desenvolvimento de lideranças empreendedoras capazes de mudar realidades locais, gerando valor aos seus beneficiários e deixando um legado.

Além dos dois representantes de Minas Gerais, os outros premiados foram Eduarda Franco (RR), Érica Zambanini (SP), Gustavo Ungari (SP), Juliana Virgínio (RJ), Maria Bühler (RS), Paloma Machado (BA), Rafaela Nunes (SC) e Yanê Curado (GO).

As iniciativas desses jovens também foram apresentadas no encontro durante um Painel de iniciativas de liderança empreendedora. Na oportunidade todos os jovens apresentaram os resultados alcançados na jornada e como estão evoluindo na implementação dos planos de ação das iniciativas.

Além de se destacarem pelas iniciativas de liderança desenvolvidas, os 10 jovens foram reconhecidos pelo perfil de liderança, capacidade de absorção do método de liderança do programa, prontidão para integração e legitimação enquanto líderes locais.

Eles foram reconhecidos com troféus e uma missão técnica para conhecer as potencialidades do setor em cinco regiões no Brasil, que será realizada em 2024.

Também foram reconhecidas outras três iniciativas de jovens com base na complexidade do desafio, resultados esperados alcançados, capacidade de replicação e alinhamento com o método do programa. Os destaques foram Jildson Souza (BA), Thais Neres Krindges (SC) e Mayara Quevedo (RR).

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Janete Almeida, destacou a relevância dos finalistas.

“O CNA Jovem tem um valor incalculável, por isso todos são vencedores. Hoje encerramos a quinta edição, mas vocês continuarão a trajetória com tudo aquilo que absorveram no programa" disse Janete.

"Expresso nossos sinceros agradecimentos e admiração ao presidente da CNA, João Martins, e ao diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, pela oportunidade de vivenciarmos essa jornada incrível".

A oradora da turma, Angela Lima (BA), com participação de Igor Bardini (SC), lembrou dos desafios enfrentados ao longo da edição e o processo de amadurecimento que cada participante vivenciou no programa.

O diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Sanches, que também é diretor-geral da Faculdade CNA , ressaltou a necessidade da atuação dos integrantes do CNA Jovem na missão de defender o agro brasileiro.

"Como forma de reconhecer o empenho e dedicação de todos os finalistas do CNA Jovem, o Sistema vai oferecer uma certificação de pós-graduação, ou seja, uma pós-graduação gratuita e exclusiva em Liderança Empreendedora e Inovação no Agronegócio na Faculdade CNA", anunciou Sanches.

Em um bate-papo com os finalistas, os consultores Fernando Ximenes e Ricardo Dornas, e os mentores Paulo Leme, Rodrigo Gandia, Márcio Santana, Fernando Gheiner, Amanda Silva, Helenita Fernandes, Marta Cristina Nunes, Pedro Campos, Paula Loes, Ana Paula Cense e Luciana Lacerda comentaram a vivência na trajetória profissional e ao longo do programa.

A jornada

A quinta edição teve 2.446 inscritos que iniciaram a jornada em novembro de 2022. Os jovens passaram por etapas classificatórias e eliminatórias, passando por oficinas focadas em liderança, autoconhecimento, problemas, dilemas, oportunidades, desafios de liderança, inovação e iniciativa .

Paralelamente às atividades remotas, os jovens tiveram atividades presenciais em seus estados para aprofundar o conteúdo das oficinas. Além disso, foram realizados três encontros nacionais para aperfeiçoar as iniciativas inovadoras e desenvolver diversas comepetências de liderança.

Para Amanda Pessoa, analista de Inovação da Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, o CNA Jovem é um dos maiores programas de formação de liderança voltado para os jovens do agro. “Para mim, enquanto gestora do programa, que estou ali acompanhando todo o processo, é muito gratificante ver a evolução dos jovens, desde o início em novembro do ano passado até agora, na final. Em Minas foram mais de 200 inscrições, passamos por alguns filtros até chegarmos nos 25 selecionados para a etapa estadual e nos 10 da nacional. Ter dois jovens como destaques é muito gratificante. É ver o resultado do nosso trabalho, do trabalho deles, e de toda a dedicação”.

Igor Fernandes, de Minas Gerais, é um dos destaques de 2023
Bianca Kastembal, de Minas Gerais, é um dos destaques de 2023