Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Minas é potência mundial do café

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
ESCRITO POR ASCOM
01/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Neste Dia Internacional do Café, o Sistema Faemg Senar celebra a força da cafeicultura, que coloca Minas Gerais na liderança mundial. O estado é responsável por 47% do que é produzido nacionalmente, com 26 milhões de sacas. Segunda bebida mais consumida no mundo (perde só para a água), o café vai além dos números: conecta pessoas, constrói pontes entre culturas e movimenta a economia global. Do campo à xícara, cada gole carrega dedicação e qualidade. 

Uma das ações do Sistema Faemg Senar para impulsionar a cadeia é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte, que já beneficiou milhares de famílias. Com acompanhamento dos técnicos de campo dentro da porteira, hoje 4.419 propriedades estão em atendimento e recebem orientações técnicas e gerenciais para aperfeiçoarem a sua produção e a condução do seu empreendimento rural. O investimento em capacitação é outra linha de ação do Sistema Faemg Senar, que conta também com a Comissão Técnica de Café, que busca soluções para os desafios da cadeia produtiva.

SIC

É para impulsionar o desenvolvimento da cafeicultura mineira e brasileira e criar um espaço propício para novos negócios que o Sistema Faemg Senar promove a Semana Internacional do Café (SIC), junto com a Espresso&CO, Sebrae e Governo do estado de Minas Gerais, com apoio institucional do Sistema Ocemg. Neste ano, o evento, a ser realizado entre 5 e 7 de novembro em Belo Horizonte, chega à sua 13ª edição com o tema Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global. Este é o maior encontro de cafés do Brasil.

"A SIC é um espaço de diálogo e conexão de toda a cadeia produtiva para que continuemos fortalecendo e valorizando a cafeicultura mineira. Oportunizar acesso a mais conhecimento e fomentar novos negócios contribui para que nossos cafeicultores possam avançar e conquistar novos mercados", destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Protagonismo mundial

Maior produtor, exportador e segundo maior consumidor do mundo, o Brasil exportou no último ano o montante de 50,4 milhões de sacas, sendo 61% oriundas de lavouras mineiras (30,7 milhões de sacas). Em 2024, o café brasileiro chegou a 88 destinos, com destaque para os Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Itália e Japão.

Atualmente, a cadeia produtiva do café no Brasil, a mais sustentável do mundo, gera cerca de 8,4 milhões de empregos diretos e indiretos, espalhados por 1.983 municípios em 16 estados. O país conta com aproximadamente 330 mil produtores de café, sendo 78% pequenos produtores, o que evidencia a sua importância social e econômica em âmbito nacional. Em 2024, o Valor Bruto da Produção dos cafés brasileiros atingiu cerca de R$ 79,67 bilhões.