Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Mais de 5 mil visitas no 1º trimestre na regional de Uberaba

ATEG
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
05/04/2021 . SENAR

Balanço do Sistema FAEMG/SENAR/INAES aponta que o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) promoveu 5.148 visitas na área da regional de Uberaba no primeiro trimestre de 2021. O escritório regional tem atuação em 44 municípios, com 38 entidades cooperadas. Nessa região, o programa atende 765 produtores em seis cadeias: avicultura, bovinocultura de corte e de leite, cafeicultura, fruticultura e olericultura.

Técnico do ATeG, Antônio Luiz de Andrade Filho, em uma das visitas à produtora Eurilane Provazi, em Veríssimo

Dentro do Programa FIP Paisagens Rurais, que oferece assistência técnica aos produtores inseridos na Bacia do Rio Tejuco, os resultados também são positivos. Entre janeiro e março, deste ano foram atendidos 951 produtores, da pecuária de corte e de leite. "Os números mostram que os produtores continuam recebendo assistência mesmo durante a pandemia. Os técnicos estão seguindo todos os protocolos de segurança para a prevenção à covid-19 durante o trabalho. As orientações são importantes para que os produtores continuem adequando as suas propriedades e evoluindo na produção”, explicou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.

Mais de 270 cursos

No primeiro trimestre deste ano, a regional de Uberaba promoveu 274 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social. Foram mais de 6.600 horas de aula para 2.974 pessoas. Os mais procurados no período foram de Mecanização Agrícola (Trator) e Defensivos.

Em março, com a implantação de medidas mais restritivas de circulação e a suspensão das atividades presenciais, aumentou a demanda por aulas virtuais ao vivo. Nessa modalidade, foram promovidos 55 cursos, com destaque para Gestão de Pessoas, Higiene e Conservação de Alimentos e o projeto piloto de Jogos Pedagógicos Virtuais. 

O escritório regional também promoveu cursos no seu Programa de Desenvolvimento Profissional - Machine Learning, capacitando 40 instrutores, 30 mobilizadores e 14 técnicos do ATeG e do FIP Paisagens Rurais, em diversas áreas de ocupação. Entre as entidades que mais organizaram cursos entre janeiro e março, destacaram-se os sindicatos de Tupaciguara, Campos Altos, Uberaba, Ituiutaba e Limeira do Oeste.