Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Homenagem e anúncios para a região marcam abertura da Expo Muriaé

PISCICULTURA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
04/09/2025 . SINDICATOS, SENAR, FAEMG

A valorização do agronegócio regional marcou a abertura da 68ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Muriaé e da 1ª Fenamata – Feira de Negócios e Atividades da Zona da Mata, promovidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé (SPR). Na ocasião, foi anunciado que a sede da Delegacia Especializada em Crimes Rurais será construída dentro do Parque de Exposições. Já o Sistema Faemg Senar anunciou mais três grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na região para piscicultores. O Sistema também foi homenageado pelo SPR e a Peixes MG.

“Nossa vocação é o agronegócio. Este evento é fruto de união e compromisso em fortalecer o setor. Aqui tratamos de genética, fomentamos negócios e, principalmente, reconhecemos a importância do trabalho dos produtores rurais. Promovemos inclusão, oportunidades, cooperação e confiança”, afirmou o presidente do SPR, Altamirando Viegas.

O evento reuniu autoridades locais, deputados estaduais e representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Entre os convidados, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, ressaltou a relevância da feira. “Vemos aqui o compromisso do Sindicato com o melhoramento genético, fundamental para que pecuaristas de leite e corte da região produzam cada vez mais e melhor. Também temos esse compromisso e fazemos questão de prestigiar o evento”.

A cerimônia também trouxe novidades quanto a segurança. Foi anunciado que a sede da Delegacia Especializada em Crimes Rurais será construída dentro do Parque de Exposições. A ação faz parte do projeto Campo Seguro do Governo de Minas. “Nada mais justo que um espaço de atendimento exclusivo, qualificado e direto aos produtores rurais seja instalado em um local que eles já frequentam”, destacou o delegado regional Alessandro da Matta.

Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental

O evento marcou ainda a abertura da 3ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental. Evento que reúne criadores, pesquisadores e apaixonados pelo setor. Este ano a programação conta com plenárias, encontros técnicos e seminários.

Segundo Altamirando Viegas, melhorias foram feitas nos pavilhões que recebem o evento, com foco no incentivo aos piscicultores, especialmente os pequenos. “Aqui eles terão mais visibilidade e acesso a informações técnicas para regularizar a atividade junto aos órgãos competentes, ampliando a renda. A partir de agora, o espaço ficará montado permanentemente para treinamentos e atendimentos aos criadores”, anunciou.

A coordenadora regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Viçosa, Maria José Firmo, lembrou os avanços em biossegurança e na regularização do setor. Ela destacou que, em breve, os piscicultores poderão solicitar o selo Certifica Minas Ornamental, que garante reconhecimento e qualidade à produção.

Homenagens e expansão do ATeG

Durante o evento, o SPR e a Peixes MG lançaram o Prêmio Paulo Braz de Andrade, em homenagem ao pioneiro da piscicultura ornamental na Zona da Mata, nos anos 1980. A iniciativa busca reconhecer pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento do setor.

Um dos homenageados foi o Sistema Faemg Senar. O gerente regional em Viçosa, Marcos Reis, recebeu a condecoração e anunciou a abertura de mais três grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na região, que atenderão a 90 piscicultores.

Programação para toda a família

Além dos negócios, a Expo Muriaé oferece programação diversificada. Entre os destaques está a mini fazendinha, espaço interativo em que crianças e adultos podem ter contato com animais como mini vaca, mini pônei, búfalo, cabrito, coelhos e peixes ornamentais. Outro atrativo é o 1º Torneio Leiteiro de Sólidos, nas categorias Novilha Livre e Vaca Livre, além do tradicional Torneio Leiteiro, que valoriza a pecuária leiteira regional. Shows musicais completam a agenda. A Exposição tem entrada gratuita e acontece até dia 7 de setembro.

Estande do SPR e Sistema Faemg Senar no evento