Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Piscicultoras discutem liderança e futuro do setor em Muriaé

PISCICULTURA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
08/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O protagonismo feminino esteve no centro das discussões do 2° Encontro de Mulheres Piscicultoras, realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé em parceria com o Sistema Faemg Senar, IMA e Emater. Abordando temas como liderança, saúde, sustentabilidade e os rumos do setor para os próximos anos, o evento reuniu cerca de 90 participantes e fez parte da programação da 3ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental.

A abertura contou com a palestra da analista da gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Bianca Kastembal, que falou sobre liderança feminina no agro, oportunidades e empreendedorismo. Na sequência, a palestrante Ana Paula Araújo destacou a importância do cuidado com a saúde integral para manter qualidade de vida no trabalho e na liderança.

Criadora de peixes há mais de 20 anos em Patrocínio do Muriaé, Lorena Goulart compartilhou sua experiência na cadeia produtiva e comemorou os avanços, para ela, a certificação será um diferencial de mercado. “Vamos poder provar que a propriedade é sustentável. Mostrar aos compradores que o produtor investe em qualidade, na natureza e no bem-estar animal. O mercado não quer peixe criado de qualquer forma”, comentou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé, Altomirando Viegas, acompanhou o encontro, reforçou o apoio da entidade às mulheres do agro e lembrou a reforma do pavilhão para atender os aquicultores. “O espaço aqui é de vocês, aberto para treinamentos e reuniões durante todo o ano”.

Já a coordenadora do IMA, Maria José Firmo, destacou as conexões estabelecidas e a presença feminina também na plenária sobre o Plano Mineiro de Desenvolvimento da Aquicultura, realizada durante a Exposição: “estamos nos mobilizando para estimular a evolução do setor, ampliar os mercados e a diversificação da produção. Sabemos que as mulheres têm muito a contribuir e nos orgulha ver este movimento crescer”.

De Carangola, Miriam Souza participou dos dois momentos e definiu a experiência como transformadora: “foi incrível, um momento de crescimento, aprendizado e felicidade! A gente vê que somos muitas e estamos engajadas para realizar”. Ela também convidou outras criadoras e criadores para participarem e afirma “esse  apoio institucional é importante e nós que movemos a atividade, devemos aproveitar para colocar nossos desafios em pauta”, concluiu.

O encontro foi encerrado com uma roda de conversa entre especialistas e piscicultoras, que debateu a regularização da atividade e a recente publicação da portaria que regulamenta a certificação de peixes ornamentais, pauta considerada um marco para o fortalecimento do setor.