Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Formação impulsiona a equideocultura em Juiz de Fora

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA
ESCRITO POR POR CARLA ARANTES DE JUIZ DE FORA
02/02/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O encerramento do programa especial “Formação por Competência” voltado para a equideocultura foi marcado por uma solenidade no anfiteatro do Sindicato Rural de Juiz de Fora no dia 30 de janeiro. O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes do Sistema Faemg Senar, do Sindicato Rural, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e do Núcleo Caminho Novo do Mangalarga Marchador.

A Formação por Competências é um Programa de Qualificação Profissional, cujo conteúdo é desenvolvido em módulos totalmente gratuitos. O objetivo é preparar trabalhadores e produtores rurais para desenvolverem competências técnica, profissional e de gestão, tornando-os polivalentes e capazes de interagir em situações que estão em constante mutação.

Em Juiz de Fora, as aulas começaram em janeiro de 2025 e foram oito módulos ao longo do ano. Os participantes puderam aprender sobre cuidados, técnicas e nutrição de equídeos.

A estudante de Medicina Veterinária Karolina Moraes de Paula diz que sempre foi apaixonada por cavalos e quando soube do curso, não quis perder essa oportunidade. “Muita gente tem conhecimento sem ter o curso, mas com o curso, a gente tem uma visão mais ampla, não só da prática, mas da teoria também”. Ela ainda avalia de forma positiva a experiência: “Foi maravilhoso! Os instrutores são todos muito bons, ensinaram a gente com calma, paciência, todos muito dispostos”.

Demanda que vem do campo
A Formação por Competência voltada para a equideocultura surgiu de uma demanda dos próprios criadores. Segundo a presidente da Comissão Nacional de Equideocultura do CNA, Cristiana Gutierrez, a formação de mão de obra, o conhecimento técnico e o compromisso com o setor gera um anseio de todos da cadeia. “Esse é um projeto de sucesso, que começou aqui no Senar Minas em 2023 e se estendeu por todo o Brasil. Isso nos deixa muito felizes, porque o que transforma a cadeia são as pessoas e a qualificação dessas pessoas é fundamental”, afirmou. Devido ao seu grande incentivo para a realização desse curso, Cristiana Gutierrez recebeu uma homenagem das mãos do gerente do Escritório Regional de Juiz de Fora, Emerson Simão, em forma de agradecimento.

O presidente da ABCCMM, Dario Colares, também prestigiou a entrega dos certificados aos 19 novos profissionais formados pelo Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora. Para o criador de mangalarga, já é possível perceber uma volta das pessoas para trabalhar no campo, mas falta ainda qualificação profissional. “No campo você tem mais qualidade de vida, você pode ter uma renda maior, mas a escassez de mão de obra ainda é muito grande e a gente tem o compromisso de capacitar para revitalizar os diversos setores do agronegócio”. 
 

Qualificação com resultado
“Esse é o nosso negócio: formar capital humano para a agricultura e pecuária”. Assim o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, resume a ação do sistema diante da demanda para a criação do curso voltado para equideocultura. O superintendente destaca o sucesso do programa em todo o estado: “São mais de 40 profissionais do campo treinados nessa atividade, mais de 2.100 horas de treinamentos. A robustez desse projeto se confirma com a inserção das pessoas no mercado de trabalho rural”, afirma Celso.

O pioneirismo do programa de Formação por Competência na equideocultura está também na utilização da tecnologia nas aulas. Pela primeira vez, foram usados óculos de realidade virtual na equideocultura, que retrata a realidade completa das atividades no haras, auxilia nos treinamentos e agrega valor no conhecimento dos participantes.

O presidente do Sindicato Rural de Juiz de Fora, Osni Pessamilio, confirma a necessidade de formação no setor. “Devido à falta de mão de obra, muitos negócios acabam deixando de existir. A capacitação é fundamental para o desenvolvimento da atividade rural”. É o caso, por exemplo, de Alexandro Alvim, concluinte do programa.

Ele trabalhou em um haras por quase 12 anos e agora decidiu priorizar o conhecimento. Além da Formação por Competência, Alex também cursa Medicina Veterinária e quer se especializar nos cuidados com equídeos. “Eu sempre gostei de cavalo de marcha, estudo sobre ele e quero continuar estudando sempre.

Já Anderson Barreto vai usar o conhecimento adquirido na Formação por Competência para iniciar um novo negócio: um haras para oferecer hospedagem e cuidados aos animais e, futuramente, ser aberto à visitação com restaurantes e outras atividades ligadas ao turismo rural.