Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Encontros sobre Regularização Ambiental e gestão rural

FIP PAISAGENS RURAIS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
15/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Produtores rurais assistidos pelo Projeto FIP Paisagens Rurais no Triângulo Mineiro receberão orientações sobre Regularização Ambiental e gestão do imóvel rural. Os encontros serão realizados nos dias 19 e 20 de julho, em Uberaba e Ituiutaba, promovidos pelo Sistema FAEMG e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O FIP Paisagens Rurais é financiado pelo Banco Mundial e executado pelo Sistema FAEMG, com apoio de entidades parceiras, e atualmente assiste gratuitamente 1.552 produtores na Bacia do Rio Tejuco, em Minas Gerais.

O analista técnico do Sistema FAEMG e coordenador do projeto no estado, Ricardo Tuller, explicou que o evento será uma oportunidade para os produtores que precisam se inscrever ou retificar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

“É uma proposta muito interessante para os produtores assistidos pelo FIP Paisagens, que sairão na frente dos demais. Em breve, todos terão que estar regularizados e, por meio do projeto, além de oferecer a assistência técnica, também iremos proporcionar esta regularização ao produtor”, destacou Tuller. De acordo com ele, a expectativa é que todos os produtores assistidos pelo projeto participem dos encontros. Para isso, serão disponibilizados ônibus nos demais municípios para facilitar o acesso.

Para o encontro de Uberaba sairão ônibus de Uberlândia, Campo Florido, Veríssimo e Monte Alegre de Minas. E o encontro de Ituiutaba irá recepcionar os produtores de Santa Vitória, Campina Verde, Comendador Gomes, União de Minas e Gurinhatã. Os produtores de Prata se dividirão nas duas cidades. “Os produtores podem procurar o sindicato de seu município ou os nossos técnicos de campo para saber o horário de saída dos ônibus. Estamos oferecendo o transporte para que todos possam participar”, completou o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira.

Palestras

A programação dos encontros inclui palestras com o coordenador-geral de Fomento e Inclusão Florestal do SFB/MAPA, Fernando Castanheira, sobre a importância da Regularização Ambiental; com Ricardo Tuller sobre os resultados do projeto FIP Paisagens na região do Triângulo Mineiro; e com o diretor executivo da Brasplan, Renan Dupont, sobre a metodologia a ser realizada em campo para inscrição e retificação dos imóveis rurais no CAR. A Brasplan é a empresa contratada pelo SFB para registro do CAR. Confira as informações dos encontros em cada município:

Encontro em Uberaba (veja a programação)

Dia 19 de julho (terça-feira)

9h às 14h30

Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais (Rua Manoel Brandão, 160)

 

Encontro em Ituiutaba (veja a programação)

Dia 20 de julho (quarta-feira)

9h às 14h30

Salão Atrium (Avenida Professor José Vieira de Mendonça, 1741)