O Escritório Regional do Sistema FAEMG em Viçosa sediou o Café com a Governança do Ecossistema de Inovação de Viçosa de junho. O encontro acontece mensalmente e reúne líderes de setores educacionais, econômicos e tecnológicos, públicos e privados da cidade. As reuniões são parte do programa de Agente Local de Inovação (ALI), uma iniciativa da Associação Impact Hub Brasil e do SEBRAE.
Segundo a agente local de inovação (ALI), Fernanda Oliveira, o principal objetivo dos encontros é criar conexões para potencializar o desenvolvimento do município por meio da inovação. “Viçosa foi escolhida entre 10 cidades no Brasil para fazer parte desse projeto piloto. O contexto do município, que tem mais de 100 empresas de tecnologia, e grandes referências na educação e no agronegócio influenciaram nessa escolha. O papel do agente é reforçar esse ecossistema e contribuir com ações de inovação que já são feitas, além de fomentar e apoiar novas iniciativas que podem ser realizadas em conjunto”, explicou.
"Fomos convidados e não poderíamos ficar de fora. Já trabalhamos a inovação em nossas ações e cursos e essa é uma oportunidade de nos aproximar de outras entidades para que elas conheçam o Sistema FAEMG e nos acionem e possamos colaborar efetivamente com os processos de inovação propostos pela governança em prol da sociedade", pontuou o gerente do Escritório Regional em Viçosa, Marcos Reis.
Jucélia Maia Roberto, coordenadora do Parque Tecnológico de Viçosa, lembrou que os encontros da governança têm acontecido na sede dos diversos atores a fim de estreitar laços e prestigiar e conhecer melhor o trabalho de cada agente do ecossistema. Ela enfatizou a vocação da cidade e da região para o agro e os investimentos que o tecnoPARQ e o Sistema FAEMG fazem, em parceria, para a promoção de tecnologia, educação e sucessão familiar aos produtores,.
“Queremos mostrar aos produtores que é possível fazer inovação no campo, incentivar os jovens rurais a aplicar o conhecimento e a tecnologia empreendendo no campo. O nosso objetivo comum é o desenvolvimento regional de forma global”.
Para Rita Rodrigues, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência de Tecnologia da prefeitura de Viçosa, o encontro foi uma oportunidade de aproximação com o Sistema FAEMG e encaminhamento de ações que serão realizadas junto aos produtores rurais. “Faremos alguns eventos em comunidades rurais para alavancar o desenvolvimento econômico do campo por meio das informações e inovações que o SENAR oferece”.