Possibilitar uma aprendizagem mais criativa, significativa e dinâmica. É com esse intuito que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com a Fundação Aperam Acesita e a Secretaria de Educação de Timóteo, promoveu o curso de Jogos Pedagógicos, por meio de Aulas Virtuais ao Vivo (AVV). Participaram 18 profissionais das escolas públicas de Timóteo. A capacitação propõe uma forma de ampliar os horizontes dos educadores em meio à pandemia.
“O curso tem o objetivo de trabalhar os jogos virtuais como uma ferramenta pedagógica que contribui para o processo de ensino-aprendizagem. Eles ajudam no desenvolvimento da parte cognitiva, afetiva e psicomotora, incentivando os alunos a pensarem, executarem, tomarem decisões e trabalharem em equipe”, destacou o instrutor do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Marcelo Lucas.
“Estamos trazendo ferramentas para dinamizar ainda mais o trabalho dos professores que, agora, passam a trabalhar de forma híbrida. Os desafios não param, e é sempre um momento para se reinventar”, destacou a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.
A pedagoga Valéria Fialho Costa Pena atua na área da educação desde 1996 e foi uma das alunas do curso. “Com a pandemia, a educação teve que se adaptar. Várias foram as ferramentas tecnológicas que aprendemos para melhorar ainda mais o ensino. Este curso é de fundamental importância porque estamos aprendendo plataformas interativas e interessantes para o trabalho diário nas escolas, onde pedagogos e professores poderão sempre inovar as práticas”, afirmou.
“Estamos em plena pandemia. É necessário fazer a readequação de todos os nossos recursos que, até então, eram muitos dentro de sala de aula. Agora, nesse ambiente virtual, nós, pedagogos, estamos retomando com uma expectativa muito boa. Queremos nos apropriar de todas essas ferramentas e auxiliar os professores nos usos delas para que as aulas fiquem mais dinâmicas, ativas e acessíveis”, destacou a gerente de ensino da Secretaria de Educação de Timóteo, Sirlaine Castro.