Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Cooperativismo é instrumento de força do agricultor

AGROFUTURE SUMMIT
ESCRITO POR RONISE MAGALHÃES DE FIGUEIREDO*
06/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES, FAEMG

O cooperativismo é uma atividade fundamental para o agronegócio no Brasil. Hoje, cerca de 60% da produção agropecuária nacional é feita por agricultores, a maioria deles da agricultura familiar, ligados a alguma cooperativa. 

O uso dessas associações, garantida pela Lei Geral do Cooperativismo, de número 5764/71, tem assegurado a micro, pequenos e médios produtores capilaridade na compra de insumos, representatividade nas vendas, mitigação dos custos e até poder e meios de importação. Como um cafeicultor pequeno de café do sul de Minas, por exemplo, poderia exportar seu produto sem ser através de alguma cooperativa? A alternativa é usar um atravessador, que pratica custos mais altos do que os de mercado. 

A participação nessas organizações garante atendimento e suporte para toda a cadeia produtiva, desde antes da porteira, dentro da fazenda e depois da porteira, como explicam as expressões usadas no mercado. Isso inclui a compra de ração, para animais, adubos, insumos, trabalhadores, equipe especializada, como veterinários e agrônomos, armazenamento, venda e desenvolvimento profissional. 

Os produtores podem ser remunerados em dois momentos: na venda da produção para a cooperativa e na divisão da sobra, que é exatamente o que sobra depois de pagos todos os custos, e garantidos o fundo de reserva, que representa 10% do faturamento, e dos 5% do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates). Como são organizações sem fins lucrativos, as cooperativas trabalham com o melhor preço, mas sem visar o acúmulo dos ganhos. O resultado é dividido por todos.

Além das cooperativas de produção, o agronegócio ainda se apoia nas cooperativas de créditos, que são as organizações que oferecem o suporte financeiro para os agricultores. Apesar de terem começado com essas linhas de crédito, a maioria delas hoje é de livre admissão, ou seja, têm clientes de vários negócios, e não somente da agricultura.

O futuro do cooperativismo

O futuro do cooperativismo deve ser uma missão de todos, mas esbarra na falta de capacitação dos dirigentes. E esse deve ser o próximo passo. Oferecer a possibilidade para que todos os dirigentes de cooperativas tenham a capacidade técnica e educacional, financeira e de administração, para que as organizações cresçam ainda mais, conquistem mais mercados. Durante a pandemia da Covid-19, muitos deles aproveitaram o momento para se dedicar à especialização, mas ainda é preciso mais. 

A pandemia nos apresentou, ainda, um salto tecnológico muito importante. E temos que garantir que os produtores se aproximem e entendam cada vez mais essas novas tecnologias. Quanto mais desenvolvimento, mais se produz com menor custo. E o cooperado ganha dinheiro quando ele deixa de gastar. 

AGROFUTURE SUMMIT

Em sua primeira edição, o Agro Future Summit é um dos maiores eventos do país voltado para inovação e tecnologia para o agronegócio. Realizado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, o evento terá encontros simultâneos, webinars, cursos, conteúdo ao vivo, encontros e seminários. Todo o conteúdo poderá ser acessado por meio da plataforma, pelo computador, celular ou tablet. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas neste link: https://agrofuturesummit.com.br/#inscricoes 

CO-REALIZAÇÃO: O AGROFUTURE SUMMIT conta com a co-realização da FIEMG, SEBRAE Minas e Governo do Estado de Minas Gerais via Codemge.

*Ronise Magalhães de Figueiredo é professora da PUC Minas e presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/MG

Informações para a imprensa:
Hipertexto Comunicação Empresarial
Contato: Paula Albani - 31. 98309-1884 /  Cíntia Paes: 31. 99435-1415
assessoria@theneil.com.br