Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Campanha para redução de gases de efeito estufa

COP 26
ESCRITO POR ASCOM
07/05/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A conferência do clima, COP26, que ocorrerá em Glasgow, na Escócia, em novembro, foi tema de reunião entre representantes do agronegócio e do meio ambiente de Minas Gerais. A convite da Embaixada Britânica e das secretárias de Estado do Meio Ambiente e da Agricultura, Marília Melo e Ana Maria Valentini, o presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Roberto Simões, participou de reunião para discutir a participação mineira na maior aliança para redução de emissões de gases de efeito estufa do mundo.

A reunião on-line foi com o High Level Climate Action Champion da COP26, Gonzalo Muñoz. Também estiveram presente o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o diretor-presidente do BDMG, Sergio Gusmão Suchodolski e membros da Secretaria de Desenvolvimento. Em dezembro de 2020, o Reino Unido, enquanto anfitrião da Conferência do Clima, e o governador Romeu Zema assinaram um Memorando de Entendimentos (MoU) para apoiar o Estado de Minas Gerais em suas estratégias de crescimento verde no caminho para a COP26. Agora, nessa reunião, o Campeão da COP 26, Gonzalo Muñoz e o Cônsul Britânico Lucas Brown apresentaram a campanha mundial Race to Zero, a maior aliança de companhias, cidades, estados, investidores, universidades e outros atores visando cortar pela metade o balanço de emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerar até 2050.  

A campanha já tem mais de 3 mil participantes e, se o comprometimento de participação for firmado, Minas Gerais será o estado pioneiro da América Latina e servirá de exemplo para os demais, podendo atrair investimentos. Só de gestores financeiros já há cerca de US$ 32 trilhões comprometidos com a meta de zerar emissões de carbono até 2050.