Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


ATeG impulsiona produção leiteira em Patos de Minas

CASO DE SUCESSO
ESCRITO POR LETÍCIA RODRIGUES, DE PATOS DE MINAS
31/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR

A produção de leite em Patos de Minas tem se fortalecido com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Atualmente, o município conta com 59 turmas de bovinocultura de leite — 38 já concluídas e 21 em andamento — que juntas atendem cerca de 1.500 propriedades rurais. O Programa ATeG promove avanços em produtividade e sustentabilidade. Um exemplo é a família de Maria dos Reis, da Fazenda Sumaré.

Há sete anos na propriedade, a produção era de 9,6 litros/dia para fabricação de queijos, a ordenha era feita com balde ao pé e o marido Adenir trabalhava fora para complementar a renda. Após entrar para o programa em fevereiro de 2024, com as orientações da técnica Aline Geralda, a propriedade passou por transformações: implantou ordenha canalizada e ajustou o manejo alimentar. Maria incentivou o marido a fazer o curso de inseminação. Também dividiram os lotes e otimizaram o uso de volumoso, utilizando o silo de armazenamento.

A produção saltou para 16,7 litros de leite por vaca ao dia, dobrando a renda da família. “Quanto mais vaca paria, mais o tanque enchia. Hoje tiramos 350 litros por dia. Antes, a gente fazia queijo e o lucro era pequeno. Agora entregamos o leite com qualidade, temos mais controle da produção e estamos colhendo os resultados. O programa nos ajudou a planejar melhor e pensar o futuro da propriedade”, conta Adenir.

A mudança permitiu que ele deixasse o emprego e se dedicasse totalmente à propriedade. “Um dos meus maiores desejos era ter meu marido trabalhando comigo. Hoje toda a família está unida no campo”, conta Maria.

Histórias como essa refletem o impacto do ATeG no campo: mais eficiência, renda e qualidade de vida para as famílias rurais. Adenir reforça: “com o apoio do ATeG, já planejamos os próximos passos. A Aline não fica só na fala, ela mostra números e nos ajuda a enxergar o futuro”.