Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Sistema Faemg Senar presente na COP-30

COP30
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
19/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Participação destaca liderança de Minas em debates sobre clima, energia e segurança alimentar

O Sistema Faemg Senar participa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA), levando ao encontro a visão do agro mineiro sobre produção sustentável e soluções para os desafios climáticos globais. Ao longo da programação, o presidente Antônio de Salvo e dirigentes da instituição integram debates estratégicos sobre agricultura, sustentabilidade e políticas climáticas.

 Sistema leva ao encontro a visão do agro mineiro sobre produção sustentável e soluções para os desafios climáticos globais

No AgriZone, espaço dedicado às cadeias produtivas, práticas sustentáveis e comunicação, De Salvo acompanhou agendas com o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço, e recebeu autoridades, entre elas a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que participou do podcast da Carreta Agro pelo Brasil.

Carreta Agro pelo Brasil

Na Blue Zone, área voltada às negociações oficiais, o Sistema CNA/Senar promove diversos painéis temáticos. Em 17 de novembro, o presidente da Faemg moderou o debate “O futuro da energia é agro: o papel do setor na descarbonização global”, com representantes do governo e do setor produtivo mineiro.

De Salvo destacou que o Brasil é um dos poucos países cuja transição energética nasce no campo, impulsionada pela produção de bioenergia, biocombustíveis e soluções de baixo carbono. O painel contou com representantes da Semad, Aperam, Harsco e Agronelli, reforçando o alinhamento do agro mineiro às estratégias de energia limpa.

Compromisso do setor

No dia 18, o Sistema CNA/Senar realizou um painel sobre transparência na agricultura tropical, reunindo pesquisadores e representantes do setor produtivo. O debate avançou sobre os desafios para o desenvolvimento de metodologias e métricas oficiais que comprovem a sustentabilidade da produção rural, ponto central para ampliar a competitividade brasileira no mercado internacional.

Dia do Agro

Realizado em 19 de novembro, o Dia do Agro marcou o momento de maior visibilidade do setor na COP-30, com painéis sobre “Produtores rurais como agentes da ação climática” e “O legado da COP-30”. A gerente de sustentabilidade Mariana Ramos moderou o painel “Biocombustíveis e Segurança Alimentar”.

Gerente de sustentabilidade Mariana Ramos moderou o painel “Biocombustíveis e Segurança Alimentar”

“O agro é parte central da solução climática e do futuro sustentável que o Brasil quer construir. Com a força das nossas culturas, das nossas tecnologias, das entidades de pesquisa e da dedicação dos homens e mulheres do campo, Minas e o Brasil têm condições reais de avançar na descarbonização, na economia circular e na segurança alimentar. Seguiremos firmes, levando a voz do agro onde ela precisa ser ouvida, mostrando ao mundo o compromisso real da nossa agricultura e pecuária com produtividade, sustentabilidade e inovação”, conclui De Salvo.