Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

ATeG Balde Cheio tem medalhista na Exposição de Chácara

CASO DE SUCESSO
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
09/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

A Fazenda 2G, representada por Geraldo Geovani, Danielle de Souza e Karen Cunha, foi a grande vencedora da 36ª Exposição Agropecuária de Chácara, levando cinco prêmios com dois animais. A vaca Lia, de oito anos, recebeu três prêmios. Já a novilha Aurora Montinei, de 21 meses, conquistou dois títulos. 

Geovani e as premiações da exposição

Confira:

Vaca Lia

  • 1ª Colocada no Julgamento por Tipo: Melhor Vaca Adulta;
  • 1ª Colocada no Torneio Leiteiro: Maior Produção Geral - Média de 56 kg/dia (Total: 168 kg);
  • 1ª Colocada no Torneio Leiteiro por Categoria: Vaca Adulta.

Novilha Aurora

  • 1ª Colocada na Categoria: Melhor Novilha ?;
  • 1ª Colocada na Categoria: Melhor Novilha Geral.

A família foi assistida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Balde Cheio entre 2019 e 2021, com o técnico Ronaldo Fagundes. No ATeG, adquiriram conhecimento técnico e melhoraram a gestão da propriedade, aumentando o faturamento em cerca de R$ 0,25 por litro de leite, diminuindo custos com a alimentação e melhorando a qualidade de vida animal. “Hoje expandimos a área de plantação de capim e investimos em capim e concentrados de qualidade. Conseguimos baixar o custo em cerca de R$ 1,00 por quilo de ração. Alguns animais consomem até 300 quilos de alimento por mês, então, apenas com essa otimização, conseguimos fazer uma contenção de custos excelente”, contou Geraldo Geovani.

Geovani, Karen e a novilha Aurora

Ele disse que sempre quis comprar uma vaca de qualidade, mas nunca pôde e não sabia como escolher os melhores animais. Com a assistência do Ronaldo, adquiriu a girolando Lia pela genética e não podia ter feito melhor escolha. “Na primeira lactação ela já se pagou, fez cerca de 8 mil litros, na segunda lactação teve 35% de aumento na produção, chegando a 10.800 litros. Nesta terceira lactação ela está indicando que pode chegar a 12 mil litros”, afirmou.

ATeG gera frutos a longo prazo

A assistência técnica e gerencial prestada pelo Sistema Faemg aos produtores rurais é gratuita e tem duração de dois anos. Mas as mudanças que essa assistência causa na propriedade rural duram muito mais tempo. O ATeG provoca transformações modernizando propriedades e possibilitando o sucesso das cadeias produtivas.  “A coroação do grande campeão em Chácara sendo um produtor egresso do programa, nos faz perceber uma mudança de comportamento na produção, na melhoria da qualidade e principalmente no trabalho de gestão, que permanece gerando resultados financeiros. Isso possibilita reinvestimentos, levando o produtor a alcançar os objetivos que ele tenha colocado no planejamento estratégico”, afirmou Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora.

Geovani com a campeã Lia

Ronaldo Fagundes, o técnico de campo que acompanhou a Fazenda 2G, ressaltou a dedicação da família durante a assistência. “O Geovani e a Danielle sempre foram muito assíduos, faziam anotações muito fiéis e implantaram diversas otimizações que nós indicamos na produção de concentrado, alimentação, gestão, diminuindo custos de produção, implementando um plano de ações muito eficiente. O prêmio é merecido e vem para reconhecer o trabalho da família com muita dedicação e cuidado com os animais”.

Gratidão

Karen Cunha diz que o ATeG mudou a forma de pensar e de agir na propriedade. "Diminuímos o rebanho, nos concentramos na qualidade desses animais e na qualidade dos produtos ofertados. No volumoso, no concentrado, em promover o bem-estar do animal. Tudo isso o animal retribui com produtividade e qualidade”. Danielle de Souza disse que seu sentimento é de gratidão. “Eu só tenho a agradecer a todos que nos ajudaram. Ao ATeG e ao Sistema Faemg, que estiveram com a gente nessa caminhada”.

Geraldo Geovani não escondeu a felicidade em ter recebido as premiações e dedicou os títulos às pessoas que auxiliaram a família nessa caminhada. “Muito feliz, e gratidão ao Senar, que nos auxiliou durante dois anos, agradeço muito a Andréa (mobilizadora), que está sempre disposta a nos ajudar. Ao Ronaldo Fagundes, técnico de campo do Senar que nos atendeu e ainda nos auxilia com a dieta da Lia. Nossos agradecimentos múltiplos a toda a equipe do Sistema Faemg que nos auxiliou”.

Além das medalhas e rosetas, a propriedade da família ainda recebeu como prêmios duas TVs de led, uma fritadeira elétrica sem óleo e 50 horas de trator ou retroescavadeira cedidas pela Prefeitura de Chácara.